Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO MUSICAL E AS BANDAS INSTRUMENTAIS: UMA PESQUISA ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS NA REGIÃO DE MONTENEGRO/RS
Vicenzo Sulzbach Motta da SILVA, Bruno Felix da Costa ALMEIDA, Ana Maria Bueno ACCORSI, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-13

Resumo


A Região de Montenegro/RS tem uma forte relação história com as artes no cenário estadual e, há décadas, tem sido palco de diversos tipos de apresentações artísticas. Em relação à Música, são nítidas as influências dos conjuntos instrumentais que estão inseridos no cenário musical da localidade, quer seja considerando-se seu passado histórico e/ou a atualidade, ambos influenciando a formação da cultura musical regional. Assim, esta pesquisa, que se encontra em andamento, trata das bandas instrumentais da Região de Montenegro e sua contribuição para a Educação Musical, partindo dos seguintes questionamentos: Quais partituras musicais eram executadas pelas bandas instrumentais da Região de Montenegro? Quais gêneros musicais têm sido executados pelas bandas instrumentais da Região de Montenegro? Qual o espaço destinado, ao longo dos anos, pelos meios de comunicação locais às bandas instrumentais da região? Qual a importância das bandas instrumentais na Região de Montenegro? Qual a contribuição das bandas instrumentais para a construção de uma identidade pedagógico-musical e artística na Região de Montenegro? Como as bandas instrumentais têm sido noticiadas na mídia local ao longo dos anos? Tem-se como objetivo, portanto, investigar a contribuição das bandas instrumentais, a partir dos documentos disponíveis, para a formação da Educação Musical. A metodologia escolhida consiste na abordagem qualitativa, na pesquisa documental como método, e na coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. O referencial teórico fundamenta-se em conceitos da Educação e da Sociologia. Com os dados coletados e analisados até o momento, percebe-se que o desenvolvimento educativo-musical da região se dá através da contribuição de uma instituição pública municipal destinada ao ensino da arte em suas linguagens (artes visuais, dança, teatro e música), sendo esta a principal promotora do desenvolvimento músico-artístico da região. Além disso, durante a pesquisa foram encontradas bandas de diversos gêneros musicais como também com diferentes formações instrumentais. Entende-se que esta pesquisa possibilitará a compreensão das contribuições educativo-históricas para a construção da identidade musical da região.

Palavras-chave


Música; Bandas; Montenegro/RS.