Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ESTRATÉGIAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA MATRÍCULA OBRIGATÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA FAIXA ETÁRIA DOS 4 E 5 ANOS
Lauren Ancina BASTOS, Aline Corrêa GEDIEL, Rochele da Silva SANTAIANNA

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


O presente trabalho integra uma pesquisa em andamento que apresenta como objetivo geral estudar, como está ocorrendo a implementação da matrícula obrigatória das crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil nas redes municipais onde existem unidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul com curso de Pedagogia, entre elas: Alegrete e Osório. A pesquisa então procura entre seus objetivos específicos: apropriar-se de documentações e legislações que orientem e norteiem o trabalho a nível pedagógico federal nessa etapa, tais como a Lei 12.796 que torna obrigatória a matrícula aos 4 e 5 anos, a Lei de Diretrizes e Bases/1996, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares para Educação Infantil; conhecer como as cidades citadas estão organizadas diante ao atendimento de matrícula obrigatória de 4 a 5 anos e analisar os discursos emanados dos materiais elencados. Justifica-se a pesquisa dada a atualidade do tema e sua pertinência no âmbito das políticas educacionais para essa etapa da Educação Básica. Teoricamente a pesquisa se ampara em autores da infância e dos estudos pós-estruturalistas e tomando-os em suas prescrições e nos efeitos que podem gerar. Metologicamente foi realizado um levantamento documental nos municípios citados, como forma de mapear como estes realizaram a ampliação do atendimento de crianças de 4 e 5 anos. As análises realizadas nos dois municípios evidenciam dificuldades com a estrutura física do que tange o atendimento a Educação Infantil. Oque pode ser observado, na medida que é necessário conveniamentos com instituições estaduais para o atendimento das turmas de 4 e 5 anos com a ocupação de salas ociosas. Podemos inferir a necessidade de uma política de uma formação para os docentes na educação infantil respeitando assim o que preconiza a LDB e a orientação das diretrizes curriculares bem como, a BNCC. Acreditamos que a formação do curso de Pedagogia da UERGS, na etapa de Educação Infantil deva estabelecer diálogo profícuo com as redes uma vez que este apresenta um conjunto articulado para a etapa.



Palavras-chave


Didática; Formação; Docência