Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS.
Natieli Pinto MENDES, Mirela Ramborger FIGUEIREDO, Viviane Machado MAURENTE

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Uergs, tem como objetivo geral construir uma proposta de ensino da educação física nos anos iniciais tendo como base teórica a pedagogia histórico-crítica; e como objetivos específicos: - estudar a pedagogia histórico-crítica; - elaborar proposta de ensino da Educação Física nos Anos Iniciais a partir da pedagogia histórico-crítica; - aplicar a proposta de ensino da Educação Física nos Anos Iniciais em uma escola do município de Bossoroca. A Educação Física muitas vezes é entendida apenas como um momento de lazer, porém, ela é importante no desenvolvimento integral das crianças, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem na escola. A pedagogia histórico-critica defende o acesso aos conhecimentos científicos como papel fundamental da escola, levando em conta a bagagem histórico cultural do aluno. Pensar a Educação Física a partir da pedagogia histórico-critica, é trazer o conhecimento cientifico para o cotidiano da vida dos alunos, na construção de um cidadão reflexivo e crítico que aplique todo o conhecimento aprendido na escola para transformar a sua realidade. Os aportes teóricos para a realização da pesquisa bibliográfica serão SAVIANI (2013); BREGOLATO (2005); MIZUKAMI (1986); BRASIL (2016). A metodologia será uma pesquisa ação de cunho qualitativo, exploratório e descritivo.  Fará parte da amostra professores dos Anos Iniciais e uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Bossoroca. O instrumento utilizado será um questionário com perguntas semi-abertas destinada aos professores, construção de uma proposta de ensino da educação física nos anos iniciais tendo como base a pedagogia histórico-crítica que serão aplicadas em uma turma do ensino fundamental e aplicação da proposta. Tem-se como hipótese que as aulas de Educação Física nos Anos Iniciais não são trabalhadas de forma científica, sendo considerada somente como momento de lazer. Espera-se com isso mostrar aos professores que é possível planejar e aplicar a pedagogia histórico-crítica no ensino da Educação Física e que tenham como objetivos a formação de um cidadão reflexivo crítico e capaz de mudar a sua realidade através dos conhecimentos científicos e da prática da educação física.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-crítica; Educação Física; Anos Iniciais.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, http://

basenacionalcomum.mec.gov.br, 2016.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do jogo/ Roseli Aparecida Bregolato. – São Paulo: ícone, 2005. – (coleção educação física escolar: no princípio de totalidade e na concepção histórico-crítica-social; v.4)

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo/ Maria da Graça Nicoletti Mizukami. – São Paulo: EPU, 1986.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/ Dermeval Saviani – 11.ed.rev – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.