Última alteração: 2019-06-10
Resumo
O presente trabalho é um recorte do projeto educacional intitulado “Ateliê educativo: a arte da leitura e produção textual” que tem com o objetivo geral: incentivar a leitura e a produção textual através de oficinas recreativas, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). No qual apresenta reflexões sobre a proposta pedagógica das estudantes pibidianas do curso de Graduação em Pedagogia, nas turmas do 1º e 2º Ano do Curso Normal no ano de 2018, no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, no município de São Luiz Gonzaga. Neste sentido, as reflexões abordam a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual visam a troca de conhecimentos fundamentais na construção do saber docente e possibilita relacionar a teorização adquirida na academia com a prática docente na sala de aula. O percurso metodológico de trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa de campo, sendo realizada durante os quatro últimos meses do referido ano, por meio da inserção das bolsistas na escola e de intervenções pedagógicas voltadas para o Curso Normal. Para a fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores: Paulo Freire (2013), Vygotsky (1984), Prado (1996), Martins (1984) entre outros. Referente a este projeto foram realizados diversas atividades que envolveram tanto a escrita como a oralidade sendo explorado por meio de oficinas recreativas realizadas com o Curso Normal, no qual tem como escopo confeccionar materiais didáticos pedagógico. Desse modo, acredita-se na relevância do PIBID como uma oportunidade que qualifica a formação docente, ao inserir o graduando no âmbito escolar, pois permite um conhecimento mais amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de professor. Além disso, por meio do subprojeto é possível fortalecer/ qualificar os conhecimentos dos acadêmicos construindo uma ponte com a realidade escolar, garantindo por meio da bolsa de incentivo a docência, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, experiências, momentos de aprendizagem e troca de saberes.
Palavras-chave
Referências
FREIRE, Paulo. ......................................
MARTINS, ........................
PRADO, ..........................
VYGOTSKY, ........................................