Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
CONTEXTO HISTÓRICO DO CURSO DE PEDAGOGIA E O ENTRELAÇAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Rosane Antunes da SILVA, Caroline Tavares de SOUZA

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


O processo histórico do curso de Pedagogia no Brasil teve por passagem significativa várias transformações no decorrer dos anos. No inicio do século XX alguns movimentos provocaram mudanças na educação, sendo um deles os Pioneiros da Escola Nova, ao qual lutavam pela educação e pela implementação da Universidade no Brasil, onde sendo uma das conquistas a criação da Faculdade de Filosofia e Letras, originando então o curso de Pedagogia, cujo proposito era de formar pessoas para ministrar aulas no ensino primário e secundário, sendo essas as etapas de ensino da época. A partir de então o curso sofreu grandes transformações e mudanças especialmente após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 de 1996. Muitas mudanças também ocorreram na sociedade desde a criação do curso de Pedagogia, especialmente no que tange as tecnologias digitais e sua crescente ascensão após a criação e difusão da internet e dispositivos moveis. A partir desse cenário exige-se do professor sua emersão ao mundo das tecnologias digitais, a partir de aulas mais interativas fazendo o uso de diversos jogos, aplicativos e dispositivos móveis, contudo nem sempre a formação inicial lhe fornece subsídios para isso. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é realizar um percurso histórico do curso de Pedagogia e seus possíveis entrelaçamentos com as tecnologias digitais, buscando identificar como as habilidades exigidas dos professores, referente ao uso das tecnologias digitais, são trabalhadas durante a sua formação inicial. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica realizando um estudo sobre o contexto histórico do curso de Pedagogia com o enfoque na tecnologia como um mecanismo de suporte e apoio pedagógico bem como na formação docente. Almejamos ao fim desse estudo realizar uma pesquisa de campo e construir um conteúdo mais amplo sobre o tema, tendo dados significativos sobre a forma como os professores usam estas ferramentas e se sua formação acadêmica e continuada favoreceu a este impacto digital.

Palavras-chave


Licenciatura em Pedagogia; Tecnologias Digitais; Formação Docente.