Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA EM ESCOLA BILÍNGUE: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO ALEGRE
Jéssica Tubino de FREITAS, Ana Paula Rodrigues BASTOS

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Considerando a indiscutível importância de disseminar informações sobre o processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos Surdos, de forma a exaltar o caráter fundamental das escolas de educação bilíngue para esse público, as quais oportunizam o ensino da língua de sinais em primeiro lugar e depois o ensino da língua majoritária do país em modalidade escrita, o presente trabalho trata da apresentação de um projeto de pesquisa que tem como propósito estudar a aprendizagem da criança surda em uma escola bilíngue, especificamente durante o processo de escolarização na Educação Infantil, pois esse é o período em que a linguagem na criança ainda está em fase de desenvolvimento, além de apresentar a eficácia do bilinguismo como proposta educacional e apontar a forma como acontece a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras), destacando os recursos mais aplicados e os aspectos envolvidos nesse estágio e proporcionar uma reflexão sobre o ensino da Libras como primeira língua. O objetivo principal do estudo será investigar o processo de alfabetização das crianças surdas em sua língua materna (a Libras), levando em consideração a probabilidade de turmas híbridas, com crianças que já utilizam a língua de sinais e outras que iniciarão esse processo dentro da escola, havendo uma possível diferença de aplicação de recursos, que contribuirão para o levantamento dos métodos descobertos. Os dados serão obtidos através de observação de campo em uma escola especial para surdos da rede de ensino privada de Porto Alegre/RS, de forma com que se possa conhecer a realidade desse contexto de ensino-aprendizagem. Além disso, estima-se realizar uma pesquisa de caráter exploratório a partir de entrevistas com profissionais docentes que atuam nesse espaço educacional, a fim de descobrir os métodos de ensino mais utilizados e estratégias pedagógicas empregadas e, possivelmente, pensar em materiais de ensino mais adequados a esse contexto escolar. A expectativa é que seja possível extrair informações suficientes para que se faça uma descrição metodológica do ensino, que proporcione o reconhecimento dos modelos de atividades mais adequadas ao processo de alfabetização das crianças surdas.

Palavras-chave


Alfabetização de surdos; Educação bilíngue; Libras

Referências


ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula, DAMÁZIO, Mirlene Macedo.A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria deEducação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 4.

ANDREIS-WITKOSKI, Sílvia. Educação de Surdos pelos próprios surdos: uma ques-tão de direitos. Curitiba: CRV, 2012.

BRASIL.  Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em: 27 abr. 2019.

______.Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24de abril de 2002. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em 26 abr. 2019.GIL, C. A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PERLIN, Gladis T. – SURDOS: cultura e pedagogia. In THOMA, A. S., LOPES, M. C. (org) A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagens na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem, Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.

______. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/Exclusão. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 5, p. 81-111, jan. 2003. ISSN 2175-8050. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246/3850. Acesso em: 26 abr. 2019.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio Janeiro:Imago, 1989.