Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
HISTÓRICO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: O CASO DA COOPERATIVA TRITÍCOLA DE ESPUMOSO LTDA-COTRIEL FILIAL DO MUNICÍPIO DE PANTANO GRANDE-RS
Gabriel DURIGON, Letícia Moraes ALVES, Chaiane Leal AGNE

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


Este trabalho aborda o funcionamento de cooperativa de beneficiamento de arroz COTRIEL, filial localizada no município de Pantano Grande, Rio Grande do Sul – RS. A cooperativa foi inaugurada em 1959 e atualmente comercializa uma ampla variedade de insumos e sementes certificadas, estabelecendo uma extensa rede de varejo na região onde está inserida. A pesquisa teve como finalidade compreender o funcionamento da cooperativa, buscando identificar sua formação, forma administrativa, funcionamento e inserção regional. Para tanto, foi elaborado um questionário de caráter qualitativo, o qual foi aplicado através de uma visita e entrevista com a administradora da Unidade. As questões abordaram o histórico da cooperativa, legislação, gestão e inserção na economia regional para afins de conhecimento e caracterização da cooperativa em sua atuação perante sua administração e seus cooperados.A partir das informações coletadas destaca –se que os princípios da cooperativa são a honestidade e transparência com o associado, prezando pela qualidade dos produtos. A cooperativa conta com um quadro social onde seu associado possui a participação efetiva das principais decisões de ordem política, econômica e social, empenhando-se pela profissionalização de seus empregados, dispondo sempre de cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas suas áreas de atuação.Como incentivo para os seus cooperados, a COTRIEL participa de feiras de agronegócio e dias de campo, buscando sempre contato direto com o produtor, fornecendo amplo conhecimento e ao mesmo tempo diversificando sua forma de interação e motivação com o mesmo. Sempre em busca da qualidade de vida de seus cooperados e em prol da sociedade, a cooperativa desenvolve projetos sociais na região.Com base em todas as afirmações obtidas, percebemos a importância da existência da cooperativa em estudo, para o desenvolvimento da região onde ela está inserida, quanto para o crescimento pessoal e profissional de seus associados, pois é perceptível a importância estabelecida pela cooperativa em questões de bem-estar, saúde, social, ambiental e econômica.

Palavras-chave


Cooperativismo; Desenvolvimento Regional; Economia Solidária.

Referências


FECOAGRO: Importância das cooperativas no Brasil. Publicado em: 01/10/2018, Disponível em: <http://www.fecoagro.coop.br/importancia-das-cooperativas-no-brasil/> Acesso em: 05/12/2018.

INFORMATIVO COTRIEL: História da Cotriel. Pág.4, 2013. Acesso em: 05/12/2018.

JUCIS_RS. Constituição de cooperativa. Disponível em: <https://jucisrs.rs.gov.br/constituicao-de-cooperativa> Acesso em: 05/12/2018.

LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971. Política Nacional de Cooperativismo.1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5764.htm> Acesso em: 05/12/2018.