Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA TEATRAL COMO PRÁTICA DOCENTE NO PIBID
Bruno Marques CHRESTANI, Marli Susana Carrard SITTA

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Este projeto quer ampliar as possibilidades para a construção do conhecimento teatral no espaço da educação básica, por isso propõe uma interação entre os pibidianos, estudantes do curso de Licenciatura em Teatro e a comunidade escolar das escolas parceiras. O foco está no aprofundamento de algumas abordagens para o ensino do teatro na educação básica por meio de vivências com jogos dramáticos, teatrais, improvisações, leitura de textos dramáticos e elaboração de pequenas processos criativos que serão apresentadas no espaço escolar pelos pibidianos e apreciadas pela comunidades escolar. Tendo como base diluir as fronteiras entre o professor e o artista, os objetivos principais são: vivenciar abordagens metodológicas para o ensino do teatro e por meio delas criar projetos e produzir cenas teatrais para serem apreciadas ampliando, assim, a consciência em relação à importância do conhecimento teatral no âmbito escolar tanto para quem faz quanto para quem vê teatro. Para que os objetivos sejam alcançados os pibidianos irão participar das oficinas semanais sobre as abordagens para o ensino do teatro; pesquisar e conhecer abordagens que justificam o ensino da arte e do teatro;  construir projetos teatrais para serem desenvolvidos nas escolas;  produzir cenas teatrais estimulando a participação da comunidade escolar, atuando e apreciando; motivar para a aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar;  mobilizar a comunidade acadêmica e escolar para a criação teatral; compreender o teatro como sendo educador enquanto arte. A metodologia será baseada na interação entre o bolsista deste projeto, os pibidianos de Teatro e os alunos, professores, funcionários e comunidade escolar das duas escolas parceiras do núcleo Artes Visuais e Teatro do PIBID/UERGS. Buscar-se-á construir projetos que problematizem o teatro no espaço da escola e que possam visualizar as opções diante dos impasses que a escola de educação básica se encontra já há bastante tempo em relação ao ensino das Artes. O espaço será de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas e exercem um papel articulador e facilitador na construção do conhecimento teatral no espaço escolar. Todo este processo visa, ainda, o rompimento da imposição de diferenças entre os papeis de quem vê e de quem faz arte.

Palavras-chave


Teatro, docência, professor-artista, PIBID.