Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DA LEITURA
Pamela Oliveira CASTRO, Luize Ferreira MACHADO, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


A participação da família na apropriação da leitura e da escrita torna-se um fator fundamental, levando em consideração que, por muitas vezes, é no meio familiar que a criança tem o seu primeiro contato com o mundo letrado. O aluno ao chegar na escola começa a ter contato com a escrita, com o código, assim ele com esse processo vai se apropriando dessa nova linguagem, que possui aspetos diferentes da fala, com isso se torna necessário um acompanhamento e suporte para que esse ensino tenha realmente sentido para a vida desse aluno. A pesquisa objetiva compreender o papel que a família no processo de apropriação da leitura e da escrita em acadêmicos do curso de Pedagogia. Para tanto, a partir de debates e reflexões durante o componente “Fundamentos da alfabetização”, foi solicitado à turma do 4º semestre do curso de Pedagogia de uma universidade pública, foi solicitado pelo professor que os mesmos relatassem sobre suas lembranças de quando foram alfabetizados. Como metodologia analisamos os relatos desenvolvidos pelos acadêmicos, e também com a aplicação de um questionário aberto, foi possível verificar o quanto a influência da família foi significativa no processo de alfabetização. Percebemos com suas memórias e com a aplicação do questionário o quanto foi relevante o auxílio da família nesse processo de apropriação da linguagem escrita, muitos relataram que com a ajuda da mãe ou de algum familiar, o ensino foi muito mais tranquilo e motivador. É importante salientar, que a maioria dos acadêmicos teve o auxilio da mãe no processo de alfabetização, consequentemente, para a grande maioria este incentivo reflete hoje em sua vida acadêmica, como um estimulo para a continuação do curso. Observamos o quanto significativo é a presença da família e do meio no qual o sujeito está inserido para a sua aquisição da linguagem e dos reflexos deste com incentivo e acompanhamento para a sua atuação hoje como futuros pedagogos e suas concepções perante o tema alfabetização, que para os acadêmicos tornou-se ainda mais relevante, pois suas marcas decorrem com o tempo e que as mesmas possam ser positivas e agregadoras.

Palavras-chave


Alfabetização; família; acadêmicos