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EDUCAÇÃO INTEGRAL: INTERLOCUÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DISCURSOS DE GESTORES ESCOLARES ESTADUAIS
Ivana Almeida SERPA, Anna Laura Kerkhoff CRISTOFARI, Rochele da Silva SANTAIANA

Última alteração: 2019-05-21

Resumo


O trabalho é oriundo de uma pesquisa realizada no ano de 2018 e 2019, tem como objetivo geral analisar os discursos produzidos nas escolas sobre Educação Integral, Tempo Integral, Intersetorialidade e constitui-se como uma segunda etapa da pesquisa iniciada em 2017.  O campo teórico se constitui de estudos sobre Educação Integral e políticas educacionais e do campo do Pós-estruturalismo em especial a produção de Michel Foucault. Foram realizadas entrevistas com gestores de escolas de Educação Básica dos municípios de Alegrete, Bagé e Rio Grande, contando com a participação institucional de pesquisadores de duas universidades. Análises realizadas nos levam a considerar que os gestores reconhecem a importância da Educação Integral na formação dos sujeitos, sendo possível reconhecer a necessidade de formação profissional específica sobre a temática.



Palavras-chave


Educação Integral; Tempo Integral; Práticas Intersetoriais

Referências


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