Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Fórum de discussão sobre boas práticas aplicadas na gestão ambiental de empresas da Serra Gaúcha
Caroline Zanardi dos SANTOS, Larissa Fernanda Finazzi da COSTA, Christa KORZENOWSKI, Daiana MAFFESSONI, Marlene Guevara dos SANTOS

Última alteração: 2019-06-24

Resumo


A adoção de boas práticas ambientais nos processos produtivos de empresas traz diversos benefícios, como ampliação da carteira de clientes, otimização de recursos e redução de custos. Tornar essas práticas eficazes e monitorar se o plano de gestão ambiental está sendo corretamente executado se faz necessário para que a organização promova a expansão do desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Este projeto trata da organização e realização de um Fórum de discussão sobre boas práticas aplicadas na gestão ambiental de empresas da Serra Gaúcha.  O fórum tem como objetivos engajar, despertar e integralizar estudantes e profissionais para a execução de boas práticas produtivas e gerenciais que resultem em redução no consumo de água e energia, uso sustentável de matérias primas e insumos, reciclagem de materiais utilizados, sustentabilidade corporativa, redução e eliminação de efluentes e resíduos, entre outras técnicas utilizadas, visando diminuir o impacto ambiental gerado aliado a redução de custos.

O evento contará com uma abordagem técnico pratica, onde empregar-se-ão mesas redondas de debates e discussão, palestras, painel de mostra de trabalhos desenvolvidos na área por alunos e profissionais. Conceitos e questões sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, modernização, tecnologias limpas e otimização de recursos serão abordados. Isso possibilitará além da troca de informações entre os participantes, também promover o desenvolvimento da consciência ambiental e prevenção de impactos, propiciando a valorização de uma gestão ambiental adequada no trabalho. Também tem como efeito, ressaltar a importância do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos aplicados pelos funcionários das empresas no ambiente de trabalho, conseguindo assim, contribuir com a expansão da inserção dos profissionais dos cursos oferecidos na unidade na indústria.

O público alvo são estudantes de pós graduação, graduação e nível técnico de cursos relacionados ao meio ambiente, gestores, engenheiros, empresários e profissionais do ramo industrial, e demais interessados na área ambiental.  O evento será realizado em outubro na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na unidade em Bento Gonçalves.

 

 


Palavras-chave


Meio ambiente; Indústria; Sustentabilidade