Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES NA REELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA DA UERGS
Guilherme da Silva RAMOS, Romeu RIFFATTI, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-15

Resumo


O presente trabalho em andamento consiste em uma pesquisa documental de cunho qualitativo que tem como foco as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) presente unidade da UERGS, em Montenegro/RS, para com a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Música. Notaram-se diversos impactos causados pelo PIBID na região e observou-se que reelaboração dos conceitos dispostos no PPC teve uma série de mudanças veiculadas pelas perspectivas de pesquisa e extensão provenientes do PIBID; a partir daí foi realizada a análise documental fundamentada nas concepções de teóricos acerca da formação inicial de professores, do paradigma do professor reflexivo e também a respeito da educação musical.


Palavras-chave


Educação-Musical, PIBID, Currículo.

Referências


ABELES, H. et al. Foundations of music education, 1984.

GATTI, B. Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados em instituições de Ensino Superior – IES localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Relatório Técnico. São Paulo: OEI/CAPES, 2013.

JORGENSEN, E. Transforming music education. Bloomington: Indiana University Press, 2003.

KRAEMER, R. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, 50-73, 2000.

Ministério da Educação, EDITAL Nº001/2011/CAPES. 2018 disponível em:     https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_001_PIBID_2011.pdf

Ministério da Educação, EDITAL Nº011/2012/CAPES. 2018 disponível em:     https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_011_Pibid-2012.pdf

Ministério da Educação, Edital Nº061/2013/CAPES. 2018 disponível em:         https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf

MORAES, R. Análise de conteúdo, V.21, n37, 7-31, 1999.

SÁ-SILVA, J. et al. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v.1, n.1, 1-15, 2009.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions, 1987.

UERGS. Plano Pedagógico do Curso de Música. 2018 Disponível em: http://impactopibidmusicauergs.pbworks.com/w/page/133304472/PPCs

UERGS. Projeto Pedagógico de Curso. 2018 Disponível em: http://impactopibidmusicauergs.pbworks.com/w/page/133304472/PPCs


Texto completo: PDF