Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE TABACO NA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO
Gabriel Pereira RODRIGUES, José Ismael Teixeira GOMES, João Augusto SILVA, Alisson Carvalho SILVEIRA, José Antonio Kroeff SCHIMITZ, Alberto Eduardo KNIES

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


O tabaco é uma cultura de destaque no Sul do Brasil, muito cultivada em pequenas propriedades. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar e diagnosticar o sistema de produção de propriedades produtoras de tabaco no distrito de Passo da Areia no município de Rio Pardo – RS. Foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado de caráter qualitativo e quantitativo em quatro propriedades familiares da região, que tem como principal fonte de sustento o cultivo do tabaco. As unidades de produção familiar distinguem entre si quanto a área produzida, renda anual com a produção de tabaco e investimentos com a produção, sendo que apenas uma propriedade tem a possibilidade de aumentar seus investimentos agrícolas. As outras unidades de produção apresentam-se acima do patamar de reprodução simples, entretanto, as mesmas não possuem previsão de maiores investimentos na área, onde os produtores necessitam de remuneração externa para complementar sua renda.


Palavras-chave


Produção familiar; tabaco; Rio Pardo

Referências


ROUDART, L & MAZOYER, M. e. História das agriculturas do mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001;

RODRIGUES, Suelen de Leal; BREITENBACH, Raquel; NEUMANN, PedroSociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Londrina, 22 a 25 de julho de 2007.

RUDNICKI, Carlise Porto Schneider. As relações de confiança no sistema de produção integrado do tabaco (SIPT) no Rio Grande do Sul/Brasil. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

 

MOURA, Lino Geraldo de Vargas. Indicadores para a avaliação da sustentabilidade de sistemas de produção da agricultura familiar: O caso de fumicultores de Agudo – RS. Tese (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.


Texto completo: PDF