Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UERGS E A PERCEPÇÃO SOBRE A VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DA UNIDADE DE PORTO ALEGRE-RS
Camila ALVES, Cyro Gudolle SOBRAGI

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


A assistência estudantil é um marco legal institucionalizado ao longo dos anos, segundo Araújo (2003) a temática de assistência estudantil no Brasil é bastante importante já que o país tem disparidade social. O projeto segue na perspectiva de analisar as políticas de permanência estudantil disponibilizadas pela Uergs e como os estudantes do campus central percebem. Assim objetiva-se saber sobre a Assistência Estudantil da Universidade e o que ela contribui para a permanência e a conclusão dos cursos. No que tange aos objetivos voltados à Pnaest, o estatuto da Uergs, conforme decreto no 43.240 (RIO GRANDE DO SUL, 2004), observa-se que a Universidade preocupa-se legalmente em atender às necessidades dos estudantes relacionadas à assistência estudantil de seu vasto grupo discente. Diante do exposto, compreende que é imprescindível gerir as políticas de assistência estudantil no sentido de desenvolver ações que garantam, além do acesso, a permanência dos discentes ao ensino superior, portanto é válida a verificação dessas políticas na prática universitária.O objetivo geral é analisar a percepção dos estudantes do Campus Central quanto às políticas de assistência estudantil oferecidas, e é divido nos seguintes objetivos específicos: elencar quais são os serviços de assistência estudantil disponibilizados pela universidade, identificar as principais necessidades de assistência estudantil dos estudantes do campus central, elencar as necessidades conforme a percepção apontada pelos estudantes quanto à assistência estudantil recebida. Os temas que serão discorridos no referencial teórico são: políticas públicas nas universidades, políticas públicas na Uergs, institucionalização da assistência estudantil, assistência estudantil da Uergs, e os autores de acordo com os temas são: Fávero (2006); Mello (1991); Mec (2010); Costa (2010); CF (1988). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de entrevistas em profundidade e análise de dados secundários que serão coletados através de pesquisa documental para identificar e analisar as políticas existentes (PDI,PPI, site), o público-alvo da pesquisa é composto por estudantes de todos os cursos do campus central. O projeto caminha no sentido de atender aos objetivos da pesquisa universitária no que tange ao seu potencial com integração da Assistência Estudantil da Uergs, bem como propor melhorias  de assistência estudantil prestada pela universidade.

 


Palavras-chave


Assistência; Estudantil; Universidades

Referências


ANDRÉS, A. Aspectos da Assistência Estudantil nas Universidades Brasileiras. Brasília: Consultoria Legislativa da Área XV – Educação e Cultura; Câmara dos Deputados, 2011. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2018

BRASIL, Constituição Federal(1998). Constituição Federativa do Brasil. Diário Oficial de São Paulo, SP, 06 out. 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Direito à Educação. 2. ed. Brasília-DF: MEC/SEESP, 2006. Disponivel em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/direitoaeducacao.pdf> acesso em 09 dez. 18.

FÁVERO, M. L. A.  A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar; Curitiba, n.28, p.17-36, 2006 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf. Acesso em: 19 nov 2018.

UERGS. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2017. Disponível em: <http://www.uergs.rs.gov.br/upload/arquivos/201704/03105631-pdi-2017-2021.pdf>.  Acesso em: 18 out. 2018.