Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EFICIÊNCIA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS A BASE DE Bacillus thuringiensis NO CONTROLE DE Ascia monuste orseis NA CULTURA DA COUVE (Brassica oleracea)
Bruno Marcelo DORNELES, William Massirer PROCHNOW, Alisson Carvalho SILVEIRA, João Augusto SILVA, José Ismael TEIXEIRA, Benjamin Dias OSÓRIO FILHO

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


Na agricultura, o controle de insetos pragas é realizado principalmente através de controle químico. Porém, com a abusividade e exclusividade desse controle, muitas vezes facilitado pela comercialização, rápido acesso e facilidade de aplicação, vários problemas ambientais e ecológicos surgiram. Assim, novas alternativas, como o controle biológico através do uso de parasitoides, predadores e entomopatógenos estão sendo estudadas para reduzir o uso de agrotóxicos nas lavouras. Um dos microrganismos mais utilizados para o controle de pragas é a bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de produtos biológicos a base de Bacillus thuringiensis no controle da lagarta da couve. O projeto está sendo realizado no laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Cachoeira do sul. Quatro lagartas (Ascia monuste orseis) recém eclodidas serão liberadas em uma bandeja de isopor (27,5x15x2,9cm), forradas com papel-filtro umedecido com agua destilada, que contará com uma folha de couve (com a face abaxial voltada para cima), coletada do terço superior de plantas orgânicas. O experimento contará com 5 tratamentos, onde será aspergido na folha inseticida COSTAR®, meio LB com Bt, meio a base de farelo de arroz com Bt, inseticida Bt serotype israelensis e a testemunha com água destilada. As bandejas serão fechadas com filme de PVC perfurado com alfinete entomológico e mantidas em câmara climatizada do tipo BOD (25±2ºC, umidade relativa de 70±10% e fotófase de 12 horas). Será avaliado a sobrevivência das lagartas 12 horas ,24 horas ,36 horas e 48 horas após a liberação, pelo método da contagem de lagartas vivas sobre as folhas. Também será avaliado a percentagem de área foliar consumida, por meio de notas visuais aos danos (Boiça Junior et al., 2013), após a última avaliação da contagem de lagartas. Como possíveis resultados espera-se que o inseticida COSTAR® tenha o melhor desempenho, devido ao fato ser formulado para o combate de lepidópteras, já o inseticida Bt serotype israelenses não se aguarda um bom desempenho, pelo fato dele ser um agente do controle biológico para larvas de dípteros e os dois meios acredita-se que terão resultados medianos no controle das lagartas.

[BO1]Frase um pouco longa...



Palavras-chave


Agricultura; Lagartas; Sustentabilidade.