Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A VOZ E O CANTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - LICENCIATURA DA UERGS: UMA PESQUISA DOCUMENTAL
Ana Luiza VIER, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


A voz e os diferentes sons produzidos pelo sistema fonador são um dos principais meios de comunicação entre os seres humanos. Dessa forma, o canto torna-se, também, um meio de expressão musical explorado e difundido em todas as culturas, com características sonoras diferentes entre elas. Nesse sentido, torna-se um instrumento acessível aos estudantes e um dos principais meios de fazer música na escola. Assim, mesmo que não seja abordado como elemento principal nas atividades, diversas vezes encontra-se atrelado às práticas musicais. Junto a essas reflexões surgiram dúvidas associadas à preparação dos professores do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Unidade em Montenegro, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em relação às práticas do canto. Formulou-se, assim, esta pesquisa que objetivou investigar como a voz e o canto se apresentam no projeto pedagógico deste curso, analisando os componentes curriculares existentes que tratam especificamente do assunto, bem como outros componentes não específicos, mas que referem a temática na ementa. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, a pesquisa documental como método e a coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Os documentos analisados foram os dois projetos do curso, um deles em fase de finalização, e o outro o que está no início da implementação. A análise de conteúdo fundamentou a técnica para a análise dos dados. O referencial teórico incluiu conceitos de Educação Musical e formação de professores. Como resultados preliminares constatou-se que o canto e a voz não são abordados especificamente. As práticas vocais são realizadas coletivamente, sendo a prática coral é salientada. Entende-se que é necessário que o professor compreenda o canto como um instrumento com peculiaridades, tendo técnicas específicas. Além disso, as vozes e sua articulação possuem significados subjetivos para cada um, necessitando uma associação entre a expressão dos alunos e as possibilidades de progresso. Ao final desta pesquisa pretende-se contribuir com a Educação Musical, salientando a importância do canto no processo de ensino musical, bem como a importância de este conteúdo ser tratado na formação inicial de professores de música.

Palavras-chave


Educação Musical; Prática Vocal; Projeto Pedagógico.