Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
GRAVIMETRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM UM EDIFÍCIO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANANDUVA – RS
Carlos Henrique da Rosa CARDOSO, Equiton Lorengian GREGIO, Márcia Regina Maboni Hoppen PORSCH, Gerônimo Rodrigues PRADO

Última alteração: 2019-05-28

Resumo


A aumento da população nos últimos anos está colocando em risco muitos fatores relacionados saúde da população e o principal fator é o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, pois podem gerar a proliferação de doenças e animais indesejáveis. A gestão de resíduos sólidos urbanos é uma coleção de ações, normativas, financeiras desenvolvida em critérios sanitários e econômicos. A técnica de gravimetria é uma maneira de gerenciar os resíduos produzidos no município, facilitando a tomada de decisões do poder público. O trabalho teve como objetivo identificar através da técnica de gravimetria quais os resíduos sólidos urbanos gerados pela população de um edifício localizado na cidade de Sananduva e para isto foi necessária uma entrevista junto aos moradores do prédio para averiguar o processo de gestão dos resíduos em cada apartamento. A metodologia consistiu em realizar coleta dos resíduos gerados no prédio diariamente por um período de 8 dias. Posteriormente, foi aplicado um questionário para cada família residente em cada apartamento. Assim o questionário foi respondido por um morador de cada apartamento num total de 33 apartamentos. O questionário com sete questões de múltipla escolha, sendo cinco destas questões referentes a hábitos em relação a gestão dos resíduos desde a sua geração até a deposição na lixeira. Como resultado, do processo de gravimetria, foi identificado que existe uma alta taxa de geração de plástico (29,76%), papel (22,56%), papelão (19,86%), vidro (16,50%) e outros (11,32%). Concluindo que os moradores do edifício possuem um alto potencial de geração de resíduos com potencial reciclável, por isso necessita que exista um maior incentivo por parte do poder público para que a empresa responsável pela coleta do resíduo instale usina de reciclagem para que essa geração não seja desperdiçada em um aterro sanitário. Por fim sugere-se que se faça estudo sobre o potencial de geração de resíduos sólidos urbanos de um bairro ou até mesmo da cidade para calcular em proporções maiores qual seria a capacidade de geração de resíduo reciclável que a população pode ter.

 


Palavras-chave


Crescimento Populacional; Coleta Seletiva; Resíduo Sólido Urbano

Referências


AUTOSSUSTENTÁVEL, OS 4 R’S EM AÇÃO. 2010. Disponível em < https://autossustentavel.blogspot.com/2010/03/os-4-rs-em-acao_13.html >. Acesso em: 13/11/2018.

 

BESEN, G. R. et al. Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade. São Paulo, Fundação Nacional de Saúde, 2016.

 

BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004/2004: Resíduos Sólidos – Classificação. 2004.

 

BRASIL. Política nacional de resíduos sólidos. Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Edições Câmara, 2012.

 

BRINGHENTI, J. R. Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: aspectos operacionais e da participação da população. Diss. Faculdade de Saúde Pública, 2004.

 

CAMPOS, H. K. T. Renda e evolução da geração per capita de resíduos sólidos no Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 17, n. 2, p. 171-180, 2012.

 

COSTA, L. E. B. et al. Gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos domiciliares e perfil socioeconômico no município de Salinas, Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 3, n. 2, p. 73-90, 2013.

 

DA SILVA, F. M. Biogás de Lixo no Aterro Sanitário de Gramacho. 2015. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

DE CAMPOS, R. F. F.; BORGA, T. Caracterização gravimétrica do material reciclável destinado à Coocima pelo programa de coleta seletiva do município de Caçador-SC. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 3, p. 325-338, 2015.

 

DELFINO, A. P. S. O aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos: as causas do subaproveitamento do biogás de aterro sanitário no Brasil. 2016.

 

DIAS, J. A; MORAES, A. M. F. Os Resíduos sólidos e a responsabilidade ambiental pós-consumo. 2. ed. Marília: MPF, 2008.

 

FIGUEIREDO, N. J. V. de. Utilização de biogás de aterro sanitário para geração de energia elétrica-Estudo de caso. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

 

FRANCO, C. S. Caracterização Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Domiciliares e Percepção dos Hábitos de Descarte no Sul de Minas Gerais. 2012. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado). Curso de Mestrado em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Lavras, Lavras

.

GALBIATI, A. F. O gerenciamento integrado de resíduos sólidos e a reciclagem. São Paulo, 2012.

 

GUIMARÃES, G. C.; GARCIA, M. C. D.;  GAnálise gravimétrica dos resíduos sólidos e perfil dos usuários amostrados da praia da curva da jurema (vitória-es). Trabalho de conclusão de Curso. Curso de Engenharia Ambiental,  Universidade Federal do Espírito Santo. 2012.

 

HENRIQUES, R. M. Aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos: uma abordagem tecnológica. Rio de Janeiro–RJ, Planejamento Energético–COPPE/UFRJ, 2004.

 

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/sananduva/panorama>. Acesso em: 13/11/2018.

 

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil. 2018.

INSTITUTO GEA, Instituto GEA ética e meio ambiente. 2018. Disponível em: < http://www.institutogea.org.br/lixo/o-que-pode-ser-reciclado/ >. Acesso em: 10/11/2018.

 

INSTITUTO GEA, Instituto GEA ética e meio ambiente. 2018. Disponível em: < http://www.institutogea.org.br/lixo/o-problema-lixo/ >. Acesso em: 10/11/2018.

 

JUCÁ, J. F. T. Disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA AMBIENTAL-REGEO. 2003. p. 2003.

 

JÚNIOR, W. M. Caracterização Física dos Resíduos Sólidos Domésticos da Cidade De Bela Vista–GO. Universidade Católica de Goiás, 2005.

 

LEAL, A. C. et al. A reinserção do lixo na sociedade do capital: uma contribuição ao entendimento do trabalho na catação e na reciclagem. Terra Livre, v. 2, n. 19, 2015.

 

MENEZES, R. O.; Análise estatística da composição gravimétrica dos resíduos sólidos domésticos do município de juiz de fora-mg com base no perfil socioeconômico, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016.

 

MILANEZ, B. et al. Avaliação integrada da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: uma proposta de metodologia. Revista de Geografia-PPGEO-UFJF, v. 2, n. 2, 2016.

 

MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 204 p.

 

OLIVEIRA, L. B. Potencial de aproveitamento energético de lixo e de biodiesel de insumos residuais no Brasil. Rio de Janeiro, 2004.

 

PASQUALETTO, A. et al. Caracterização física dos resíduos sólidos domésticos do município de Caldas Novas, GO. In: Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2006. p. 26-30.

 

PECORA, V. Implantação de uma unidade demonstrativa de geração de energia elétrica a partir do biogás de tratamento do esgoto residencial da USP–Estudo de Caso. São Paulo, v. 18, p. 19-20, 2006.

 

PEREIRA, L. C.; GOMES, M. A. F. 4 R’S DA SUSTENTABILIDADE: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. In EcoDebate. 2017.

 

PORTAL RESÍDUO SÓLIDO. Centro de Triagem, 2013. Disponível em < https://portalresiduossolidos.com/central-de-triagem/ >. Acesso em: 15/11/2018.

 

REMPEL, N., SCHWEITZER, V. dos S.; HILLIG, C.; Separação de resíduos em um condomínio residencial vertical em Novo Hamburgo/RS – estudo de caso sob a perspectiva da educação ambiental. Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, RS. 2014.

 

REZENDE, J. H. et al. Composição gravimétrica e peso específico dos resíduos sólidos urbanos em Jaú (SP). Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 18, n. 1, 2013.

 

RIBEIRO, T. F.; DO CARMO LIMA, S. Coleta seletiva de lixo domiciliar-estudo de casos. Caminhos de geografia, v. 2, n. 2, 2000.

 

SOARES, E. L. S. F. Estudo da caracterização gravimétrica e poder calorífico dos resíduos sólidos urbanos. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado, v. 13, 2011.

 

SOUZA, J. C. Reciclagem e sustentabilidade ambiental: a importância dos processos logísticos. Transportes, v. 19, n. 1, p. 43-48, 2011.

 

SOUZA, G. C. de; GUADAGNIN, M. R. Caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos domiciliares: o método de quarteamento na definição da composição gravimétrica em Cocal do Sul–SC. 2013.

 

TADA, A. M. et al. Resíduos sólidos urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. São Paulo: Rima Artes e Textos, 2009.

 

VIDAL, L. de P.; MAIA, J. S. A importância da coleta seletiva para o meio ambiente. HÓRUS, v. 3, n. 1, p. 46-60, 2017.

 

VIEIRA, G. E. G. et al. O processo de pirólise como alternativa para o aproveitamento do potencial energético de lodo de esgoto–uma revisão. Revista Liberato, v. 12, n. 17, p. 81-95, 2011.

 

WWF – Brazil. 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. 2018. Disponível em: < https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente/ >. Acesso em: 13/11/2018.