Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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DESAFIOS NA UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE OS ACADÊMICOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO DE PEDAGOGIA- UNIDADE EM SÃO LUIZ GONZAGA
Karolaine HORBACK, Franciele Thais SCHEUER, Rita Cristine Basso Soares SEVERO

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


O presente trabalho chama a atenção para o ingresso de jovens estudantes no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, unidade universitária em São Luiz Gonzaga, que cursaram a parte final da Educação Básica na Educação de Jovens e Adultos. Muitos desses jovens apresentam um processo educacional segmentado, marcado pelo fracasso escolar, fraturas de aprendizagens, reprovação, evasão. Portanto, neste contexto é fundamental o olhar atento da Universidade sobre esses sujeitos. Dessa forma, este trabalho trata-se de um recorte do projeto de Pesquisa intitulado Juventudes contemporâneas: Tempos escolares e tempos de vida e tem como objetivo geral conhecer quem são os jovens alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos que chegam ao Curso de Pedagogia; e de forma mais específica entender quais razões levaram tais jovens a optar pela Educação de Jovens e Adultos; Saber o que estes jovens esperam do Curso de Pedagogia. O estudo está situado no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Juventudes. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, no qual buscamos referências em Arroyo (2005), Carrano (2007), Rummert (2007), entre outros autores que chamam a atenção para esses indivíduos cuja trajetória escolar e histórias de vida são específicas e singulares, sendo necessário a prática pedagógica ser coerente e significativa que garanta não só a permanência, mas também a qualidade do ensino. Para as análises dos dados selecionamos algumas narrativas de estudantes do curso de Pedagogia do 1° ao 7° semestre, resultantes de rodas de conversas e entrevistas semi-estruturadas realizadas durante a execução do projeto em 2018, no qual podemos inferir que esses estudantes escolheram cursar a Educação de Jovens e Adultos e posteriormente o Ensino Superior para poder aumentar as chances de conseguir emprego e assim melhorar as condições de vida. No entanto, a partir dos relatos também foi possível perceber que estes estudantes trazem em suas trajetórias escolares dificuldades de escrita, de produção textual, de interpretação, de comunicação, de produção autoral, falta de identificação com o curso, entre outras.



Palavras-chave


Juventudes; Ensino Superior; Educação de Jovens e Adultos;

Referências


Arroyo (2005),

Carrano (2007)

Rummert (2007)