Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
QUINTAIS AGROFLORESTAIS COM ESPÉCIES NATIVAS COMO ALTERNATIVA PARA O AUMENTO DA FAUNA EDÁFICA NO BIOMA PAMPA
Bianca Cristieli DA SILVA, Isabelle Xavier GOMES, Lucas Guilherme Pérez ELGUY, Ruben CRUZ, Adriana Carla Dias TREVISAN

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


As práticas de manejo inadequadas de produção simplificam os agroecossistemas diminuindo a biodiversidade do sistema. Os quintais agroflorestais são sistemas produtivos biodiversos que buscam aliar o equilíbrio ecológico da paisagem, alternativas para a obtenção de alimentos e incremento na renda familiar. O uso de espécies nativas, mais adaptadas às condições locais é uma estratégia importante para promover o aumento da biodiversidade do solo e sua fertilidade em sistemas produtivos agroecológicos. O Bioma Pampa possui uma elevada riqueza de espécies vegetais, porém observa-se pouca utilização de plantas nativas deste Bioma em sistemas produtivos. A diversidade acima e abaixo do solo são correlacionadas e, em sistemas agroflorestais os elementos arbóreos cedem resíduos, folhas e frutos, que, ao caírem no solo são degradados pela fauna edáfica local. Esse processo aumenta o teor de matéria orgânica do solo, promove o aumento da fertilidade e a disponibilização de nutrientes às plantas. O projeto tem como objetivo a implantação de sistemas agroflorestais em quintais com frutíferas já instaladas. Serão utilizadas espécies ornamentais e medicinais nativas do Pampa em propriedades da agricultura familiar para avaliação da evolução da fauna edáfica. A hipótese do projeto é que as práticas de manejo adequadas do solo e uso da diversidade de espécies vegetais nativas favoreçam o aumento e sobrevivência da fauna edáfica fundamentais nos processos biológicos do solo. Serão escolhidos três quintais agroflorestais com pomares já estabelecidos, sendo 02 em Santana do Livramento, Brasil e 01 Rivera, Uruguai. Para o levantamento da fauna edáfica serão realizadas amostragens de solos e instalação de armadilhas iscas visando a identificação e registro no “Laboratório de Ecotoxicología de Artrópodos Terrestres do Centro Universitário da Universidade da República do Uruguai ( CUR – UdelaR)” e posterior avaliação em relação a abundância, riqueza nos diferentes locais. Os resultados esperados são o bom funcionamento e estruturação dos quintais agroflorestais e com a utilização da biodiversidade de espécies nativas haja um aumento da fauna edáfica no solo que consequentemente melhorará a estrutura do solo e desenvolvimento das plantas.

Palavras-chave


sistemas agroflorestais; biodiversidade do solo; manejo do solo

Referências


Biodiversity. IUBS/SCOPE/UNESCO, 1991. p.73-82.ANDERSON, J.M.; INGRAM, J.S.I. Tropical Soil Biological and Fertility: ahandbook of methods. 2.ed. Wallingford: CAB International, 1993. 221p.

CORREIA, M.E.F. Organização da Comunidade de Macroartrópodos Edáficosem um Ecossistema de Mata Atlântica de Tabuleiros, Linhares (E.S.).Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia daU.F.R.J., 1994. 78p. Tese de Mestrado.

 

HOMENKO, L.; BENCKE, G. A. Nosso Pampa desconhecido. [s.l: s.n.].

TIAN, G.; BRUSSARD, L.; KANG, B.T. Biological effects of plant residues withcontrasting chemical compositions under humid tropical conditions:effects on soilfauna. Soil Biology and Biochemistry, Oxford, v.25, n.6, p.731-737, 1993.