Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EXPOLIBRAS
Jenifer Martins Rodrigues RAMOS, Wallace Pires Gulart ROSA, Shayane Gusmão BRIGNOL, Veronice Camargo da SILVA, Quéli Dornelles MORAIS

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


O presente trabalho busca apresentar o Projeto “EXPOLIBRAS” da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade em Bagé. O projeto visa estimular o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - na universidade, facilitando a comunicação entre os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia e as crianças surdas incluídas nas redes públicas de ensino. Além disso, objetiva preparar os futuros professores na execução de propostas bilíngues adequadas a inclusão de alunos surdos. Será oferecido aos acadêmicos um curso de formação completo para que possam disseminar o conhecimento em diferentes espaços. Após o curso, o grupo se responsabilizará pela formação básica de outros grupos de sua escolha, em escolas ou espaços não formais. Recebendo o módulo avançado, irão ministrar o módulo intermediário aos grupos anteriores, da formação básica. O projeto será realizado a partir do mês de maio de 2019 e os alunos participantes da proposta irão passar por um teste de proficiência em LIBRAS para que sejam selecionados para a execução das ações. O teste visa perceber o nível linguístico dos interessados tendo em vista que as atividades do projeto baseiam-se em interpretação de textos e propostas de atividades utilizando a língua. Serão escolhidos livros, filmes ou coletânea de textos, a fim de serem interpretados pelo grupo, filmados e utilizados como janela de interpretação. A partir dos materiais produzidos serão propostas atividades/jogos de acordo com os conteúdos programáticos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental e baseados na Base Nacional Comum Curricular. A intenção é que o referido material seja aberto aos alunos da universidade e organizado em um CD que poderá ser utilizado pelos acadêmicos durante os estágios, bem como fortalecer a ligação do aluno com a língua. A seleção do material e autores será realizada em torno das questões que envolvem o letramento visual, melhor traduzido como alfabetização visual (SANTAELLA, 2012). A proposta contará com a participação de professora linguista visando tratar das questões que envolvem o letramento visual no âmbito da língua portuguesa e da LIBRAS de acordo com o que pede o decreto 5626/05 no que diz respeito a proposta bilíngue.

Palavras-chave


LIBRAS; Letramento Visual; Inclusão

Referências


LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação, v. 36, p. 175-190, 2010.

TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 174-195, 2017.