Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PROPRIEDADE FAMILIAR DE BOVINOCULTURA LEITEIRA EM SOLEDADE-RS.
Cristian Roger SANGALLI, Paulo Sergio Perosa SPINELLI JUNIOR, Daniela Mueller de LARA, Marta Martins Barbosa PRESTES

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


A atividade da bovinocultura leiteira vem sendo considerada como grande geradora de emprego, renda e tributos para o país. Atualmente o Rio Grande do Sul produz cerca de 4,5 bilhões de litros de leite/ano, posicionando o estado como terceiro maior produtor brasileiro, com aproximadamente 13,0% da produção nacional (RIES, 2018). Entretanto, a pecuária leiteira tem sido um dos setores contribuintes para a degradação da qualidade ambiental, principalmente devido ao tratamento inadequado dos resíduos gerados, causando a poluição do solo e recursos hídricos. Outro fator crítico, refere-se ao consumo de água na atividade. Considerando a atual escassez de água no planeta, medidas devem ser adotadas para que seu uso seja adequado e não resulte em consumo desordenado. Para isso, várias práticas podem ser adotadas no manejo da produção da bovinocultura, tais como a preservação de recursos hídricos locais, tratamento correto de despejo dos resíduos gerados, substituição de mangueiras comuns por pressão, captação da água da chuva para uso na lavagem do piso, detecção de vazamentos, bebedouros limpos, formulação correta da dieta dos animais. O objetivo projeto é estudar o manejo dos resíduos sólidos gerados no processo de produção leiteira familiar, bem como quantificar a demanda de água na atividade. A propriedade definida para a realização do estudo, está localizada no interior do município de Soledade-RS. A propriedade será caracterizada quanto à estrutura física, aspectos econômicos e ambientais, além da descrição do sistema de manejo utilizado na produção de leite.  Os dados serão coletados através do uso de questionário e observação do sistema produtivo. A quantificação da demanda de água será realizada através da instalação de um hidrômetro no ponto de captação da água utilizada na atividade leiteira, com leitura diária do consumo de água. A partir da obtenção dos dados, será realizada uma análise sobre a atividade leiteira na propriedade, com proposição de medidas de melhorias no processo produtivo que permita a redução dos impactos ambientais proveniente dos resíduos gerados e do consumo de água, resultando em ganhos econômicos, sociais e ambientais.


Palavras-chave


Tratamento de resíduos sólidos; Resíduos agroindustriais; Consumo de água.

Referências


BITTENCOURT, G. A.; BIANCHINI, V. Agricultura familiar na região sul do Brasil. Consultoria UTF/036-FAO/INCRA, 1996.

BOSSIO, D.; GEHEB, K.; CRITCHLEY, W., Managing water by managing land: Addressing land degradation to improve water productivity and rural livelihoods. Agricultural Water Management, 2011. 97: 536-542.[UdW1]

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. CONSELHO NACIONAL DO

GORDON, L. J.; FINLAYSON, C. M.; FALKENMARK, M. Managing water in agriculture for food production and other ecosystem services. Agricultural Water Management, 2011. 97: 512-519.

HWA, E.-C. 1988. The contribution of agriculture to economic growth: some empirical evidence. World Development, 16(11):120-140.

MILKPOINT. O Perfil da Cadeia do Leite Gaúcho. Disponível em: <http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/rs-o-perfil-da-cadeia-do-leitegaucha-95167n.aspx>. Acesso em: 20 nov. 2018.

NETTO, VICENTE NOGUEIRA; GOMES, ALOÍSIO TEIXEIRA. Importância Econômica e Social da Atividade Leiteira. 2005. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_35_217200392358.html>. Acesso em: 27 nov. 2018.

RIES, JAIME EDUARDO. Bovinocultura de Leite no Rio Grande do Sul. 2018. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/area-tecnica/sistema-de-producao-animal/bovinos-de-leite.php#.W-G9BdVKjIU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SOUZA, J., S. O impacto ambiental atribuído à pecuária. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, 2010. Revista CRMV- PR. Ed. 30. Disponível em: <http://www.crmvpr.org.br/?p=imprensa/artigo_detalhes&id=65>. Acesso em: 27 nov. 2018.

[UdW1]Junior, você leu este artigo?