Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO O FLUXO DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA: DA ESCOLA PARA O MERCADO DE TRABALHO
Lia FAVRETTO, Fabrício SOARES, Helenara Machado de SOUZA, Tatiana Luiza RECH

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


O presente Projeto de pesquisa contempla uma investigação que objetiva mapear o fluxo da inclusão das pessoas com deficiência da escola para o mercado de trabalho no município de Cruz Alta, RS. Tal iniciativa visa a servir de “pesquisa guarda-chuva”, ou seja, pretende ser um primeiro estudo de nível local —ao focar no município de Cruz Alta —, que possibilitará a ampliação do estudo a fim de mapear o fluxo da inclusão em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A investigação busca mapear, primeiramente, as escolas municipais, estaduais e privadas, do município de Cruz Alta, que possuem alunos com deficiência incluídos nos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Após o mapeamento inicial das instituições citadas acima será realizado uma coleta de dados com as mesmas, na sequência serão analisados os materiais coletados realizando as considerações finais através da escrita de artigos científicos para a socialização da pesquisa em locais de ensino, incluindo os espaços pesquisados. Espera-se obter o mapeamento do fluxo da inclusão de jovens com deficiência, no Município de Cruz Alta, a fim de identificar as práticas que estão sendo propostas e que contribuem para a transição dos jovens da escola para o mercado de trabalho. Também se espera verificar as estratégias que estão sendo utilizadas tanto nas escolas como nos espaços profissionais com o intuito de efetivar tais processos de inclusão. A possibilidade de poder pensar a inclusão para além da escola é extremamente importante, já que ela, no que diz respeito ao tempo e ao espaço, faz parte de uma trama complexa de relações de poder e saber. Posteriormente, será realizado um segundo mapeamento a fim de localizar escolas, centros, unidades do Sistema S, universidades, ONGs, empresas, que oferecem qualificação profissional às pessoas com deficiência. Por fim, pretende-se verificar como a escola e a empresa se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência, no mercado de trabalho no município de Cruz Alta para, posteriormente, ampliar a pesquisa em outras regiões do Estado.

Palavras-chave


Mapeamento; Investigação; Pesquisa

Referências


COSTA, Ana Maria Machado da. Inclusão Gradual no Trabalho: Aprendizagem Profissional. In: PASSERINO, Liliana M. et al. (Org.). Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013. p. 61 79.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 35 86.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica. (Org.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 107 130.

RECH, T. L. A inclusão educacional como estratégia biopolítica. In: FABRIS, Elí T. H; KLEIN, Rejane Ramos. (Org.). Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 25 44. (Coleção Estudos Foucaultianos).

______. Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxohabilidade. 2015. 270f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015.