Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA GRANULOMETRIA, UMIDADE E QUALIDADE DE FARINHA DE VÍSCERAS COM OSSOS
Valmira Machado da SILVA, Maria Joselma de SOUZA, Adriana Cibele Mesquita DANTAS, Jacinto da Silva ESTEVES, Júnia Cápua de Lima NOVELLO, Fernanda Magalhães STALLIVIERE

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


Nos processos de abates de aves em abatedouros frigoríficos, são geradas quantidades expressiva de materiais que são descartados diariamente, tais como: cabeça, penas, sangue e gorduras, produtos impróprios ao consumo humano, estes resíduos devem ser destinados a lugares apropriados para que não haja risco de contaminação ao meio ambiente. Com esta demanda e a procura por rações para alimentação animal, surge a necessidade de criar empresas fabricantes de rações de vísceras, que possam transformar estes resíduos em subprodutos com valores econômicos, tecnológico, nutricional, de qualidade e que atendam os parâmetros de qualidade exigidos pela legislação, a fim de garantir que o produto final apresente propriedades nutricionais adequadas, como digestibilidade, umidade, tamanho e tempo de prateleira. Devido a uma dificuldade, e poucos relatos de atestados de qualidade de rações de origem animal, este trabalho objetiva avaliar a granulometria e umidade de rações fabricadas com vísceras e ossos de aves, provenientes de abatedouro frigorífico na serra gaúcha. As amostras foram coletas em abatedouro frigorífico de aves, no período de agosto a outubro de 2018, sendo as amostras encaminhadas para análise de umidade e granulometria, dentro da própria planta processadora de farinhas de vísceras, visto ser um trabalho inicial para verificar os parâmetros. Para avaliar a umidade as amostras foram pesadas antes de serem submetidas a tratamento térmico, em estufa a 105ºC, de 4 a 6 horas, logo após realizada pesagem da amostra novamente, para granulometria analisou-se a retenção dos grãos através de peneiras Taylor de 1,70mm e 2,00mm. Os resultados apontam que, a umidade das rações avaliadas, estão em média, abaixo dos padrões exigidos (4 e 6%). A granulometria de 2,00mm foi a de melhor resultado, com retenção média de 4,71%. Análise de umidade e granulometria são de extrema importância, pois interferem diretamente na qualidade do produto final.


Palavras-chave


Frango de corte; Vísceras não comestíveis; Resíduos

Referências


ANFAL, Compêndio brasileiro de alimentação animal. São Paulo: SINDIRAÇÕES, 2013. 198p.

BARROS, F. D. Reciclagem de resíduos de origem animal: um estudo qualitativo entre processos contínuos e descontínuos e a geração de odores fugitivos. São Caetano do Sul: IMT-CEUN, 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, 2007.

BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal. Associação Nacional dos Fabricantes de Rações. Compêndio brasileiro de alimentação animal. São Paulo: ANFAR/CBNA/SDR, 2005.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regulamento Técnico da Inspeção Higiênico-Sanitária e Tecnológica do Processamento de Resíduos de Animais. IN Nº 34. Brasília, 2008.