Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ANÁLISE DOCUMENTAL ACERCA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UERGS
Nathani Santos GONÇALVES, Alexsander Chagas ALABI, Martha NARVAZ

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa “Currículos como máquinas de subjetivação: Uma análise documental dos discursos e práticas de Educação em Direitos Humanos na Uergs”, que investigou, por meio da análise documental, a presença da temática da educação em direitos humanos nos Cursos de Especialização na área da Educação da Uergs. Os resultados indicaram que, embora presente, a temática não está efetivamente transversalizada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), aparecendo somente em alguns PPC de alguns cursos e na forma de componentes curriculares específicos. Alinhando-se às Diretrizes da Educação em Direitos Humanos e ao compromisso assumido pela Uergs por meio da assinatura do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, há que se pensar na formação veiculada por nossos currículos, uma vez que eles não são neutros, mas máquinas de subjetivação, ao que procuramos dar visibilidade com este trabalho.


Palavras-chave


educação em direitos humanos; PPC; especialização

Referências


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