Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANALISAR Á CONTABILIDADE DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DONA DELLE SABOR CASEIRO
Ana Paula BRUS, Deise Luiza dos SANTOS, Oberdan Teles da SILVA, Márcia Regina Maboni Hoppen PORSCH

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


ANALISAR Á CONTABILIDADE DA AGROINDUSTRIA FAMILIAR DONA DELLE SABOR CASEIRO
A agroindústria é uma organização em que a família produz, processa e transforma parte de sua produção agrícola e pecuária, com objetivo de vender  seus produtos para o comércio, onde utilizam máquinas e equipamentos na produção de panificados. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão financeira dos panificados da agroindústria Dona Delle Sabor Caseiro. O presente estágio foi compreendido no período de 22 de outubro de 2018 á 05 de novembro de 2018, totalizando 150 horas. Neste período foi analisado através de planilhas a gestão financeira dos panificados da agroindústria familiar verificando as despesas, custos, lucros, prejuízos e perdas,  e a maneira de como é calculado os custos mensais de cada produto. Sendo que, o papel do gestor financeiro é fazer uma análise dos resultados mensais e semestrais, avaliando o financeiro da empresa e planejando melhorias que poderão diminuir as despesas e trazer mais investimentos para a organização. Os resultados evidenciaram que os produtos expostos nos pontos de comercialização, com embalagens danificadas e/ou com data de validade vencida, como salgados e bolachas, foram recolhidos o que representou 5%. Portanto os lucros de cada  produto foi positivo porém em virtude de um determinado produto que obteve tanto lucro, pois é um produto que tem pouca procura no mercado e pelo alto custo de produção.Conclui-se, que com toda dedicação e comprometimento da proprietária com ajuda de suas funcionárias, que trabalham de forma de melhor atender aos seus clientes, no transporte e na distribuição de seus panificados, para que a empresa possa estar crescendo e se fortalecendo cada vez mais nos em nossa região.Diante disso, o controle de custos e lucros, perdas e prejuízos mostrou ser uma  prática  á ser utilizada pela empresa que está há poucos anos no mercado e pretende fazer mais  investimentos na agroindústria familiar colocando fornecedores para fazer a  vender  de seus produtos para outras regiões.

Palavras-chave: Agroindústria Familiar, Gestão Financeira, Contabilidade.


Palavras-chave


Agroindústria Familiar;Gestão Financeira;Contabilidade.

Referências


AGUIRRE, Andressa Arigony. MARTINS, Alessandra Machado. MENEZES, Leonardo de Melo. Dificuldades encontradas durante o processo de legalização das agroindústrias no município de Santana do Livramento (RS). UERGS. Santana do Livramento-RS, v. 4, n. 1, p. 137. Abr.2018.

ALVES, Lucir Reinaldo. LIMA, Jandir Ferrera de. Cooperativismo Agropecuário e de Crédito do Brasil do Agronegócio. Revista G&DR. Taubaté-SP, v. 14, n. 2, p. 558-587, Jan.2018.

BONATTO, Carolina. WITT, Fernanda Danieli. SILVA, Itacir Alves da. Contabilidade Agroindustrial.Seminário de Iniciação Científica centro de negócios– FSG .v. 6, n. 1, Ano 2017.

GARCIA, Helenice Leite. ANDRADE, Livia Caroline Tavares de. ANDRADE, Lucas Junior Celestino de. LUDGERO, Gilton. Análise de Perdas de Produção de Biscoitos na Mabel: Controle Estatístico de Processo. Belo Horizonte- MG, p. 2- 7,  out .2011.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Revista Atlas, São Paulo –SP, ed. 4, p. 2-14,  2002.

Instituto Coaching Financeiro. Disponível em: https://www.coachfinanceiro.com/portal/saiba-o-que-e-e-qual-o-conceito-de-gestao-financeira/. Acesso em: 13 out. 2018.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de

Metodologia Científica. Revista Atlas. São Paulo-SP, ed.5, P.83, 2003.

MIOR, Luiz Carlos. Agricultores Familiares, Agroindústrias e Redes de Desenvolvimento Rural. Chapecó-SC, p. 1, 2005.

MIRANDA, Bruno Henrique. Custos de Ajustes de Investimento Incluindo Custos Fixos e Descontos por Quantidade com Aplicações a Empresas Brasileiras. São Paulo-Rs, Revista estudos Econômicos v.47, nº 2, Ano Out./ Dez 2017.

NICHELE, Fernanda Severo. WAQUIL, Paulo Dabdab. Agroindústria Familiar Rural, Qualidade da Produção Artesanal e o Enfoque da Teoria das Convenções. Revista Artigos Científicos Sociologia Rural. Santa Maria-RS, v.4, n.12, Dez.2011.

PASINATO, Andréia Salete Menosso. Relatório de Estágio: Acompanhamento e Descrição do Processamento de Massas Frescas, Pão Caseiro e Cucas na Agroindústria Familiar ‘“ Sabor Italiano” na Comunidade Jardim Alegre Município de São José do Ouro Rs. Uergs. Sananduva-RS,  p.1, 2013.

PESSOA, Thobias Ribeiro. KRAUSE, Jonas. Cálculo e Controle dos Custos de Produção: Como Controlar as Máterias Primas e Administrar os Gastos. Revista Organização Sistêmica. V.5 n.3 Jan/Jun 2014.

Portal da Educação: Disponível em:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/etica-origem-etimologica/63614. Acesso em: 15 Out. 2018

ROSA, Luciane Teresinha de Moura da. Gestão, Administração e Planejamento: Princípios Básicos para a Agroindústria Familiar. UFRGS. São Francisco de Paula- RS, p.7-30, 2011.

SGARBI, Jaqueline. CRUZ, Fabiana Thomé da et.al. Agroindústria Familiar Rural: Contribuições para o Desenvolvimento Agroecológico. Pelotas-RS, ed.1, 2007.

SILVEIRA, Jaqueline Patrícia. Estruturas de Governança e Mecanismos de Coordenação em Agroindústrias Familiares no Corede Médio Alto Uruguai, RS. Porto Alegre-RS, p.16, 2017.

STRASSBURGER, Rúbia. TALGATTI, Maiara. IENSEN, Filipe. GUSE, Jaqueline Carla. ROSSATO, Marivane Vestena. Utilização das Informações de Natureza Contábil no Processo de Gestão das Agroindústrias de Santa Maria/Rs. Rev. Elet. Em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v.11, nº 11, p.2367, Jun. 2013.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. Departamento de Ciências da Administração/UFSC. Florianópolis-SC, Revista Atual, 2. Ed., p.35, 2011.