Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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IV Seminário Internacional e X Seminário Estadual de Educação - Inclusão: Docência e Aprendizagem.
Tauana Oliveira CORRÊA, Maria da Graça da PIEVE

Última alteração: 2019-06-23

Resumo


O presente Projeto de Extensão "IV Seminário Internacional e X Seminário Estadual de Educação: Inclusão: Docência e Aprendizagem" constitui-se em um projeto de formação continuada de professores e objetiva refletir sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da docência e da aprendizagem, almejando a qualidade e o direito de todos à educação.  A perspectiva teórica que fundamenta o projeto orienta-se pelos estudos de Veiga-Neto & Lopes (2011), Rech (2010; 2015), Lopes & Morgenstem (2014) e documentos legais brasileiros. O projeto abrange o período de quatro meses  (abril a julho de 2019), contemplando atividades que incluem organização do evento, execução do curso de formação continuada de quarenta horas e resultados, verificando o impacto do mesmo nas práticas dos professores, realizando posteriormente a elaboração e publicação dos Anais do evento (meio digital - E-Book) contendo as 5 palestras (duas delas internacionais), 37 Minicursos, 2 Rodas de Conversa e Comunicações orais e pôsteres.


Palavras-chave


Formação Continuada; Inclusão; Docência

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF,2008.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm;

LOPES, M. et al. Pro-Posições, v.25, n. 2(74),177-193, 2014.

RECH T. A inclusão escolar no Governo FHC: movimentos que a tornaram uma verdade que permanece. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2010.

RECH T. Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

VEIGA-NETO, A. et al. Verve, v.20, 121-135, 2011.


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