Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE A ACEITAÇÃO DE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS NA CIDADE DE ERECHIM-RS
Cristian Bertuzzi FAENELLO, Marcio Andre Robetti SZLACHTA, Odacir Jose SZCZEPANSKI, Luis Inacio NICOLINI, Zenicleia Angelita DEGGERONE

Última alteração: 2019-05-28

Resumo


Com aumento das consequências negativas provocadas pelo aquecimento global, as questões ambientais ganharam espaço nos debates mundiais. Assim, torna-se necessário identificar a preocupação dos consumidores e as ações praticadas por eles, para amenizar os problemas ambientais. Diante disso, realizou-se uma pesquisa que buscou identificar a aceitação dos consumidores sobre o uso de sacolas biodegradáveis nos supermercados de Erechim (RS), procurando evidenciar se a população estaria disposta a pagar a mais pelo uso de sacolas biodegradáveis. Esta pesquisa seguiu uma abordagem descritiva de natureza quantitativa, sendo que a coleta de dados ocorreu em setembro de 2018, através de um questionário disponibilizado via internet a consumidores da cidade de Erechim (RS). Com base nas informações coletadas, identificou-se que a população está preocupada com os problemas ambientais, porém a pesquisa apontou que os clientes não fazem o uso de sacolas biodegradáveis, mas estariam dispostos a pagar um percentual maior para utilizar as mesmas.


Palavras-chave


biodegradaveis; estudo; aquecimento global;

Referências


GRUN, M. Ética e Educação Ambiental: a Conexão Necessária. Papirus Editora, 1996.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Erechim. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/erechim>. Acesso em: 30 out. 2018.

SANTOS, V; CANDELORO, R. J. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. 1. ed. Porto Alegre: AGE, 2006.


Texto completo: PDF