Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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MAPEAMENTO DOS MERCADOS DA CARNE OVINA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL – RS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES E DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO
Amanda Refosco PORTO, Marcelito CAVALHEIRO, José SILVEIRA, Nilson BINDA, Chaiane Leal AGNE

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Uma das principais atividades agropecuárias no Brasil, a ovinocultura, possibilita a geração de produtos para comercialização e desenvolvimento de raças voltadas para a produção de lã e carne. Tais condições ocasionaram um aumento na demanda pela carne ovina, sinalizando oportunidade para novos investimentos no setor brasileiro. Esse produto indica alto valor potencial para atuar na substituição de outras carnes, especialmente a bovina. A cadeia produtiva da carne ovina apresenta alguns desafios, relacionados entre produtores, abate de animais de descarte, além da baixa oferta do produto nos supermercados e elevado preço da carne. Estima-se que 90% da carne ovina consumida no país sejam provenientes do mercado informal. Um estudo apresentado pelo SEBRAE (2017) indica que apenas 12% da população gaúcha nunca consumiu carne ovina. Esse projeto foi desenvolvido para satisfazer demandas de ovinocultores e parceiros e construir ações conjuntas para o fortalecimento da cadeia produtiva no município de Cachoeira do Sul, cujos resultados poderão contribuir para a inserção da carne nos mercados. São limitados os estudos que dispõe de informações sobre o consumo local, especialmente dado sobre os hábitos e preferências dos consumidores. Tem como objetivo principal mapear os mercados da carne ovina no município de Cachoeira do Sul, identificando o perfil dos consumidores e dos canais de comercialização. A contextualização teórica sobre o consumo alimentar direciona para a análise da pesquisa considerando algumas variáveis, como: idade, gênero, classe social, cultura, acesso à informação, grau de instrução entre outros. Como metodologia, serão utilizados formulários semiestruturados compostos de questões quantitativas e qualitativas, aplicados por meio de entrevistas, tendo como públicos-alvo: a população e estabelecimentos comerciais do município. Tendo como finalidade construir um banco de dados que poderá ser utilizado como ferramenta para a continuidade e ampliação da pesquisa nos demais municípios da região. Espera-se, que os resultados do projeto reforcem as parcerias da Uergs com as demais instituições e órgãos públicos, além de contribuir para consolidar a imagem da universidade no que diz respeito às suas contribuições para o Desenvolvimento Regional.


Palavras-chave


OVINOCULTURA; OVINOS; ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS;

Referências


ÁVILA, V.S. et al. O retorno da ovinocultura ao cenário produtivo do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental,Santa Maria, v. 11, n.11, p. 2419-2426, 2013.

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SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Tendências noconsumo alimentar. Agronegócio. 2014.