Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
OFICINA SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADA POR ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS COM IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROFLORESTAL
Letícia Rutz Dewantier da CRUZ, Pamela MACHADO, Gabriela Schmitz GOMES, Eduardo Petry GOMES, Janaina Tauil BERNARDO

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


Uma das maneiras de mitigar a maior parte dos impactos negativos causados em áreas degradadas seja pela atividade agropecuária ou outros usos do solo, é o estabelecimento de uma cobertura vegetal perene sobre o local alterado através de Sistemas Agroflorestais. No dia 19 de setembro de 2018 foi realizada a oficina sobre Sistemas Agroflorestais como uma alternativa para recuperação de áreas degradadas pela agricultura convencional, no dia de campo na estação agronômica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na localidade de Três Vendas em Cachoeira do Sul – RS. Esse trabalho proporcionou a oportunidade de alunos do 2º semestre do curso de Agronomia organizarem todas as etapas de um dia de campo e desenvolverem conhecimento sobre essa atividade bastante realizada por profissionais egressos do curso. Além disso, permitiu o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos com a comunidade.


Palavras-chave


Manejo, Sintrópica, Guandú

Referências


ALVES, L. M. Sistemas Agroflorestais (SAF’s) na restauração de ambientes degradados. Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais (PGECOL). UFJF, Juiz de Fora, MG, 2009. 18 p. Disponível em: http://www.ufjf.br/ecologia/files/2009/11/Est%C3%A1gio-Doc%C3%AAncia-LUCIANA.pdf, acesso em 29/10/18.

ANDRADE, P. D. V.; PASINI, F. DOS S. Implantação e manejo de agroecossistema segundo os métodos da agricultura sintrópica de Ernst Götsch. Cuadernos de Agroecologia. v. 9, n. 4, p. 1–12, 2014.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Plantas indicadoras – parte 1.  disponível em http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-fertilidade-do-solo/34-plantas-indicadoras-parte-1.pdf. Acesso em 6 de novembro de 2018.

MORAES, L. F. D. Sistemas agroflorestais para o uso sustentável do solo: considerações agroecológicas e socioeconômicas. Seropédica: Embrapa Agrobiologia. Documentos, 281, 2011.

OLIVEIRA, P. P. A.; MATTA, F. de P.; GODOY, R. Consorciação com guandu na recuperação de pastagens degradadas, uma tecnologia de duplo propósito: adubação verde e pastejo consorciado diferido. São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2017. 6 p. (Embrapa Pecuária Sudeste, Circular técnica, 75)

PACIULLO, D.S.C. et al. Características do pasto e desempenho de novilhas leiteiras em pastagem de capim elefante cv. BRS Kurumi - Juiz de Fora : Embrapa Gado de Leite, 2015. 19 p. (Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 35). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1024182/caracteristicas-do-pasto-e-desempenho-de-novilhas-leiteiras-em-pastagem-de-capim-elefante-cv-brs-kurumi. Acesso: 29/10/18.

PRIMAVESIS, A. Cartilha do Solo: como reconhecer e sanar seus problemas. Editora Nobel, 2009.

VIVAN, J. L. Agricultura e Florestas: princípios de uma interação vital. [s.l.] Livraria e Editora Agropecuária, 2008.

 


Texto completo: PDF