Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
RETEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA: DA LEITURA DE UM CONTO À CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO, UMA EXPERI(VIV)ÊNCIA PIBID.
Mariele Schutz dos SANTOS, João Batista da Silva GOULART, Anie Cristine Pires GABRIEL, Patrícia Valéria POETA, Magali de Moraes MENTI

Última alteração: 2019-05-29

Resumo


Este trabalho se constitui em relato e análise de resultados da oficina intitulada “Contadores de Histórias - Conte-me um conto”, realizada com pibidianos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, em Porto Alegre/RS. A oficina fez parte do Projeto Letras: Língua Portuguesa/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no 1º semestre de 2018. A metodologia consistiu na retextualização - processo de transformação de uma modalidade textual em outra - de um conto em um roteiro de teatro, produzido pelos próprios alunos em atividade de escrita seguida da apresentação teatral. Tendo como referencial teórico DELL'ISOLA (2007), objetivamos com a oficina desenvolver habilidades de produção textual, leitura e oralidade, bem como capacitá-los à reflexão linguística dos gêneros. Assim, os resultados sugerem que a oficina oportunizou condições para que os estudantes conhecessem e se apropriassem de diferentes gêneros textuais para torná-los competentes usuários da Língua Portuguesa.


Palavras-chave


Atividade pedagógica; Gêneros textuais; Refacção

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, Secretaria de Educação Fundamental: Brasília, 1997

CARMO,Vladimir. O Ato de Fazer Teatro. São Paulo: Paulinas, 1997.

CONCEIÇÃO, Janaína Vianna da. O ensino de gêneros orais públicos: o que o teatro tem a ver com isso? Monografia de Letras apresentada no Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

FERREIRA, Maria Raquel Dias Sales. Retextualização em sala de aula: Uma experiência de criação de Roteiro a partir da leitura de contos. UFMG, 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/ddc/ufmgjovem2012/docs/mcped/14-criacao_de_roteiro.pdf> Acesso em: Acesso em: 01 nov. 2018.

KOCH, Ingedore V., ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MATE, Alexandre. Uma proposta de adaptação de textos literários para a linguagem teatral: “Tudo certo como dois e dois são cinco”. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2012. Disponível em: <http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40522/1/01d18t07.pdf> Acesso em: Acesso em: 01 nov. 2018.

SURIS, Vincius S. Conte-me um conto. Porto Alegre, 2018.

Texto completo: PDF