Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
JOGOS EMPRESARIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO COM A FÁBRICA DE BRIGADEIROS GOURMET
Anderson Silveira MORAES, Fernanda Refosco PORTO, Rafaela Madeira PEIXOTO, Ítalo Correa de BASTOS, Chaiane Leal AGNE

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Atualmente, os mercados de alimentos têm se transformado para atender as expectativas dos consumidores, especialmente incluindo o Gourmet como um novo conceito de negócio. Novas apresentações, releituras e inovações tecnológicas dentro da culinária vem transformando antigas receitas e imprimindo uma nova identidade a ingredientes simples. O presente estudo apresenta e analisa uma experiência proveniente de uma atividade de ensino do curso de Administração, denominada “Fábrica de Brigadeiros Gourmet”. Atualmente o mercado está economicamente com um grande potencial de consumo, o cliente está mais exigente e isto resulta na demanda de qualidade em produtos e serviços. Para as organizações se manterem competitivas precisam planejar seus objetivos e conhecer profundamente os consumidores. Para tanto, os alunos do curso de Administração foram desafiados em elaborar brigadeiros utilizando o conceito Gourmet, equilibrando custo e qualidade. O trabalho estava inserido como uma atividade de avaliação da disciplina de Jogos Empresariais. Portanto, o estudo teve o objetivo de elaborar um doce (brigadeiro gourmet) com a proposta de apresentar um produto diferenciado, equilibrando o custo e a qualidade do mesmo. Este trabalho apresentou a caracterização da empresa, o mapeamento dos seus processos finalísticos e a simulação dos mesmos, com foco na otimização e na definição de variáveis para a inserção do produto no mercado local. As próprias equipes definiram os operadores, a diretoria, a gerência, o controle de custos e o marketing. Também definiram os procedimentos para as atividades que envolviam a produção, estabeleceram os critérios de qualidade, criaram controles para acompanhamento da produção, estudaram e definiram o layout; bem como a análise sensorial de produtos, onde foram avaliados quanto ao sabor, odor, apresentação, valor proposto, assim como, os custos unitários e totais de produção. As variações que estão sujeitas a ocorrer fazem com que as empresas que prestam esses serviços estejam sempre conectadas com o mercado a fim de entender suas demandas e prestar os serviços de forma eficiente e com qualidade.  Por fim, essa dinâmica oportunizou o uso de vários conceitos de disciplinas do curso, além de reforçar a necessidade de analisar a empresa do ponto de vista sistêmico, abrangendo todas as etapas e processos.

Palavras-chave


Jogos empresariais; Brigadeiros gourmet; Empreendedorismo