Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO PONDERAL DE CORDEIROS TEXEL MANEJADOS SOB SISTEMA ALIMENTAR FRACIONADO EM TRÊS FASES DISTINTAS
Michelle da Luz MUNHOZ, Eduarda Arteche Berón da FONTOURA, Dinah Pereira RODRIGUES, Cassiel Moreira HENRIQUE, Dionara oyamburro CORDEIRO, Leonardo de melo MENEZES

Última alteração: 2019-05-21

Resumo


Os manejos alimentares, realizados com suplementação e utilização de pastagem, apresentam importância na manutenção de escore condição corporal nas ovelhas em fase de lactação, dessa forma, permitindo uma maior produção de leite e por consequência produção precoce de cordeiros para o abate. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento ponderal de cordeiros da raça Texel, quando expostos a um manejo alimentar fracionado em três distintas fases nutricionais, a primeira constituiu em pastoreio horário das ovelhas em pastagem cultivada, a segunda constituiu na permanência do rebanho em campo nativo com adaptação do recebimento de ração comercial e na terceira fase o rebanho foi diariamente suplementado com 1% da média de peso vivo de ração comercial. O experimento foi conduzido no município de Santana do Livramento e compreendeu o período de março a dezembro de 2018. Foram analisadas as variáveis peso corporal e ganho médio de peso diário (GMD) dos cordeiros. Ao final deste experimento os resultados mostraram-se promissores para a cadeia produtiva de ovinos, possibilitando a diversificação da produção de pequenos produtores que almejam uma melhor remuneração para sua atividade.

 


Palavras-chave


Desenvolvimento de cordeiros; Ganho de peso; Ovinocultura

Referências


MACEDO, W.S.L.; REIS, J.C.L. Avaliação de pastagens de inverno utilizados com ovinos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento. Bagé, v.1. p.131-150, 1987.

MENEZES, L.M.; FONTOURA, E. A. B. ; ROSA, R. S. ; PEREZ, H. S. A. ; GOMES, A. F. F. ; CUNHA, P. T. ; CHAGAS, R. A. ; CORREA, G. F. . Desempenho de cordeiros Texel e Corriedale mantidos em azevém em fim de ciclo. REVISTA ELECTRÓNICA DE VETERINARIA, v. 18, p. 1-9, 2017.

OLIVEIRA, N. M. et al. Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: Crescimento e desenvolvimento. Ciência Rural, v.26, n.3, p.467-470, 1996

PIRES, C.C. et al. Crescimento de cordeiros abatidos com diferentes pesos. 2. Constituintes corporais. Ciência Rural, Santa Maria, v.30, n.5, p. 869-873, 2000.

SOUZA, T. H.  Levantamento de características fenotípicas de abate em ovinos de diferentes origens e tipos biológicos comercializado na região metropolitana de Porto Alegre – RS. 2018, 61 f. Monografia (graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Curso de Zootecnia, Porto Alegre, 2018.


Texto completo: PDF