Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE TARIFÁRIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADEDE PORTO ALEGRE/RS
Renan Vinicius de Barros BECKER, Elton Gimenez ROSSINI

Última alteração: 2019-05-08

Resumo


Os sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário são responsáveis por, aproximadamente, 3% da energia consumida no mundo. Este trabalho tem por objetivo otimizar os gastos com energia elétrica de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no município de Porto alegre a partir da análise de faturas de energia. A ETE estudada opera de forma contínua 24 horas por dia, todos os dias do ano, com capacidade de tratamento de 444 litros de esgoto sanitário por segundo, representando o atendimento de 13% da população do município de Porto Alegre Através da análise das contas mensais de energia foi possível identificar as seguintes características que influenciam o valor final da fatura: Grupo Consumidor, Subgrupo Consumidor, Modalidade Tarifária, Energia Consumida Ponta (kWh), Energia Consumida Fora Ponta (kWh), Demanda Contratada (kW), Demanda Faturada (kW), Máxima Demanda Consumida Ponta (kW), Máxima Demanda Consumida Fora Ponta (kW). A análise tarifária demonstrou o potencial de otimização dos recursos públicos através de uma solução não estrutural. A alteração de modalidade tarifária de Verde para Azul e o reajuste da Demanda contratada possibilitam uma redução anual de R$ 67.988,65 no custo de energia elétrica para a ETE.


Palavras-chave


Eficiência Energética; Tarifação de Energia; Saneamento Básico

Referências


DMAE. Departamento Municipal de Água e Esgotos. Plano Municipal de Saneamento Básico. Porto Alegre, 2015.

 

ELETROBRAS; PROCEL; PROCEL SANEAR. Plano de ação PROCEL SANEAR 2006/2007. Rio de Janeiro, 2005.

 

GOMES, H. P. Sistemas de Saneamento - Eficiência Energética. João Pessoa-PB. Editora Universitária, 2010.

 

INTITUTO TRATA BRASIL. Ranking Do Saneamento Instituto Trata Brasil 2018. São Paulo, 2018.

 

VASCONCELOS, Frederico Ferreira de. Manual de Tarifação de Energia Elétrica para Prestadores de Serviços Saneamento. Brasília, DF, Ministério das Cidades, 2016.

 

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. The United Nations World WaterDevelopmentReport 2017. França, 2017.


Texto completo: PDF