Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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RELATOS DOCENTES: AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE OFICINAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Mariele Schutz dos SANTOS, Anie Cristine Pires GABRIEL, Vinicius da Silveira SURIS

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


A profissão docente exige que o educador esteja sempre apto a desenvolver uma série de alternativas para as práticas pedagógicas usuais. Dentre as possibilidades existentes, a oferta de oficinas para o público discente mostra-se uma opção viável e que na maioria dos casos, gera um engajamento significativo no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, é necessário que o planejamento de uma oficina seja previamente bem estruturado para que exista a possibilidade de uma execução satisfatória da mesma. Nesse sentido, para os docentes em início de carreira, os processos essenciais para a elaboração de um projeto de oficinas podem ser considerados um desafio. No entanto, em casos nos quais a formação universitária desse profissional contempla determinadas disciplinas que o auxiliem nessa empreitada, esse desafio pode tornar-se menos árduo. Portanto, constatar que o currículo do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul contempla tais disciplinas mostra que as abordagens voltadas à elaboração de oficinas e demais iniciativas não-convencionais propicia a formação de um docente com uma visão ampla e diversificada das possibilidades de ensino em sala de aula. O presente artigo visa discorrer sobre essas questões através da análise do relato de experiência dos acadêmicos da Uergs matriculados no componente curricular de Diagnóstico e Intervenção em Realidade Escolar, com relação a todo o processo de construção e aplicação do projeto de oficinas que atendesse os parâmetros estabelecidos no componente. A temática central do projeto foi o processo de construção da identidade com base no longa de animação Divertida Mente. O público atendido pelos oficineiros foi uma turma do 2° ano do ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira localizada em Porto Alegre. Os encontros entre os oficineiros e os alunos possibilitaram o desenvolvimento de habilidades diversas, relacionadas à Língua Portuguesa, simultaneamente dentro do contexto das emoções apresentadas no filme. Assim, espera-se que com o material construído para as disciplinas e a análise da aplicação das mesmas, possa auxiliar outros docentes no processo de elaboração de oficinas para turmas do ensino fundamental.

Palavras-chave


Educador; Práticas Pedagógicas; Planejamento; Ensino-Aprendizagem.