Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE
Marilia de Campos SERQUIVITIO, Maria da Graça Prediger da PIEVE

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


A pesquisa foi realizada no ano de 2018 e objetivou investigar e produzir conhecimentos acerca da implementação da Base Nacional Comum Curricular e desenvolver intervenções nos contextos de formação continuada no que se refere à implementação da Base. A pesquisa esteve pautada na pesquisa-ação colaborativa, sendo realizada com os duzentos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Cruz Alta, através da aplicação de questionário e a realização de seis  encontros formativos. Os resultados foram: conhecimento da Base na Etapa da Educação Infantil e a construção coletiva dos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para os cinco Campos de Experiências expressos pela BNCC, os quais, foram compilados e entregue aos gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil. Concluiu-se que as formações permitiram às professoras o conhecimento da Base e propiciou a Rede elementos para a construção do Referencial Curricular Municipal e (re)elaboração do Projeto Político-Pedagógico, a ser realizado em 2019.


Palavras-chave


Políticas Públicas. Base Nacional Comum Curricular. Formação Docente.

Referências


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