Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS EM ESCOLA BILÍNGUE DE PORTO ALEGRE
Patricia CHARÃO, Ana Paula Rodrigues BASTOS

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Este projeto visa à produção de uma pesquisa qualitativa descritiva com objetivo de identificar métodos e estratégias de ensino utilizados em quatro escolas bilíngues para surdos em Porto Alegre/RS. Além disso, busca-se realizar um mapeamento dos instrumentos pedagógicos utilizados nesses espaços, possibilitar reflexões acerca do processo de ensino que ocorre nesses contextos e conhecer as perspectivas e pareceres dos professores em relação ao trabalho realizado. Para isso, serão visitadas as escolas em questão e entrevistados quatro profissionais que atuam com o ensino de Língua Portuguesa nesses espaços educacionais, um de cada uma das instituições. Alguns pesquisadores como Lodi, Lacerda, Quadros e Santos deixam em evidência o déficit de material didático específico a esse público estudantil, o que torna a leitura e a escrita da língua portuguesa um desafio tanto para o professor quanto para o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que essa dificuldade está refletida no meio acadêmico, onde se percebem obstáculos na compreensão da leitura do discente surdo em relação à semântica da língua majoritária do País. Será colocada em foco a Lei 10.436 de 2002 - que reconhece o estatuto linguístico da língua de sinais, mas, no entanto, assinala que esta não pode substituir o português, a língua oficial do Brasil, segundo a Constituição Federal: “língua cartorial em que se registram compromissos, bens, identificação e o próprio ensino”, considerando-se, assim, fundamental para o surdo obter conhecimento da língua portuguesa escrita, para que seja possível exercer plenamente sua cidadania. Espera-se, ao decorrer desta investigação, avaliar métodos de utilização de instrumentos de aprendizagem para ter a possibilidade de aprimorá-los e propor adaptações que possam ser disponibilizadas em escolas de ensino regular com alunos surdos em situação de inclusão, a fim de contribuir com a qualidade da educação inclusiva e proporcionar um ensino eficaz ao educando surdo.

Palavras-chave


Bilinguismo; Educação inclusiva; Português para surdos.

Referências


BRASIL.  Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em: 29 abr. 2019.


GIL, C. A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES[online]. 2006, vol.26, n.69, pp. 163-184.


LODI, A.C.B.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS. Letramento e Surdez: Um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In: LODI, A.C.B. et.al. (orgs). Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2009.


PEREIRA, M. C. C. Aquisição da língua portuguesa escrita por crianças surdas. Anais do Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa – SIELP. Volume 1, número 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011a, p. 610-617.


QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem, Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.

______. SCHMIEDT, M. L.P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006. 120p.


______. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/Exclusão. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 5, p. 81-111, jan. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246/3850. Acesso em: 29 abr. 2019.