Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A CRISE NO SETOR ARROZEIRO NA ÚLTIMA DÉCADA, O CENÁRIO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL E O AVANÇO DA SOJA NAS ÁREAS DE VÁRZEA.
Carolina Dias Félix de OLIVEIRA, Lidiane de Menezes STAHL, Frederic FORTUNEL, Márcia BERRETA, Benjamin Dias OSÓRIO FILHO

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


Desde 1920 o setor arrozeiro ganha espaço no Brasil e mais precisamente no sul do país por suas terras e economia favoráveis. Cachoeira do Sul leva o título de Capital Nacional do Arroz, mesmo decaindo anualmente sua produção, como conseqüência da desvalorização do cereal no mercado nacional nas últimas décadas, interferências agroclimáticas e com isso a soja vem predominando nessas áreas. Nos últimos anos destaca-se uma diminuição na produção de arroz e a entrada da soja no município de Cachoeira do Sul.O objetivo desse trabalho de pesquisa é fazer um levantamento do cenário atual e dados históricos de uma região de arrozeiros no município para entender os motivos que levam esses produtores a seguir na produção do cereal, e outros a adotar o cultivo da soja nessa localidade. A pesquisa está sendo realizada através de visitas aos produtores de Faxinal da Guardinha e Pertile, localidades que fazem parte de uma microrregião em Cachoeira do Sul, com aplicação de questionários e levantamento de dados. Até o momento conseguimos perceber os motivos que levam alguns produtores a seguir produzindo arroz, o que eles fazem para driblar a crise no setor, quais as características específicas desses produtores, dados históricos e culturais e o que os levam a não abandonar a cultura. O cenário atual do município nos deixa claro a grande preocupação dos arrozeiros com a produção atual e o futuro do cultivo do arroz. O baixo valor do cereal no mercado interno, altos custos de produção, os riscos que esses produtores enfrentam por se tratar de várzeas e as enchentes dos últimos anos. Espera-se coletar dados a partir de entrevistas, imagens e informações das últimas colheitas de arroz, inclusive da safra do presente ano no município e Estado, elaborar um comparativo com as últimas décadas de produção e como as últimas safras vem respondendo de acordo com o mercado atual.

Palavras-chave


Orizicultura; sojicultura; cultivos