Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESEMPENHO DA CULTURA DA SOJA SEMEADA EM SOLO SOB DIFERENTES RESÍDUOS VEGETAIS
Alisson Carvalho SILVEIRA, João Augusto SILVA, José Ismael Teixeira GOMES, Alberto Eduardo KNIES

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


O manejo adequado do solo é fundamental para a sua conservação e produção agrícola, utilizando práticas que o protejam contra erosão, perda de água e nutrientes.  A soja é o cultivo de maior importância econômica atualmente no Brasil. O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho da soja semeada em solo sob diferentes resíduos vegetais. Realizou-se um experimento à campo em área experimental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Cachoeira do Sul, RS. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela semeadura da soja sob a palha de aveia-preta, azevém, canola e trigo. O desempenho da soja foi influenciado pelos diferentes resíduos culturais presentes no solo. A maior produtividade da soja foi obtida em seu cultivo após aveia-preta, já a menor produtividade se deu quando a cultura antecessora foi a canola.

Palavras-chave


Plantio direto; resíduos culturais; Soja

Referências


CANTERI, M. G et al.  SASM - Agri: Sistema para análise e separação de médias em experimentos agrícolas pelos métodos Scoft - Knott, Tukey e Duncan. Revista Brasileira de Agrocomputação, V.1, N.2, p.18-24. 2001.

 

CHABAT, M, M. Influência dos resíduos vegetais na superfície do solo na dinâmica de evaporação da água e temperatura do solo. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2010.

 

CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira: grãos. Junho de 2018. Disponível em http://www.conab.gov.br, acesso em 12 de set de 2018.

 

DONEDA, A. Plantas de cobertura de solo consorciadas e em cultivo solteiro: decomposição e fornecimento de nitrogênio ao milho. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Santa Maria, 2010.

 

DONEDA, A., et al. Fitomassa e decomposição de resíduos de plantas de cobertura puras e consorciadas. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 36:1714-1723. 2012

MORAES, M. T., et al. Benefícios das plantas de cobertura sobre as propriedades físicas do solo. In: Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas de manejo visando a conservação do solo e da água. Org. Tales Tiecher. – Porto Alegre: UFRGS, 2016. Cap 3, p. 34-48.

 

OLIVEIRA, L. E. Plantas de cobertura: Características, benefícios e utilização. Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2014, 62p. Monografia.

 

SALVADORI, et al. (org.). Indicações Técnicas para a Cultura da Soja no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, safras 2016/2017 e 2017/2018: 41ª Reunião de Pesquisa da Soja da Região Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2016.

 

SCHNITZLER, F. Desempenho da cultura da soja sob diferentes plantas de coberturas do solo. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Agronomia do Departamento de Estudos Agrários da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2017.


Texto completo: PDF