Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES E MAPEAMENTO DE MERCADOS PARA OS ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CACHOEIRA DO SUL – RS
Natacha Pedroso ALVES, Chaiane Leal AGNE

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


A agricultura familiar pode ser caracterizada pelo cultivo realizado em pequenas propriedades, onde a mão de obra é essencialmente familiar, porém ainda assim ela está vinculada com a maior parte dos alimentos que a população brasileira consome. O desenvolvimento da agricultura familiar é de tamanha relevância que a ONU lançou em 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). Apesar de a agricultura familiar ser difundida através de políticas públicas a população do meio urbano ainda não observa a verdadeira importância que a produção de alimentos por pequenos agricultores tem para o desenvolvimento rural. Em vista que a agricultura familiar necessita de mercado para introdução dos seus alimentos na sociedade de Cachoeira do Sul - RS, este projeto visa mapear residentes e possíveis consumidores, com isso irá analisar a percepção da população Cachoeirense observando possíveis canais de comercialização. Os resultados serão obtidos através de um questionário semi-estruturado, que contem 20 perguntas, estes serão aplicados em forma de entrevista em lugares que não criem viés para o projeto. Como o projeto ainda está em andamento observou-se como resultados parciais que 33,91% da população adquire seus produtos de feiras tradicionais, e também se observa que 69,53%  gostaria que abrisse uma feira de agricultores familiares próximo da sua casa e destes 62,66% relatam que gostariam que os produtos de maior interesse seria as hortícolas. Os entrevistados expõem que consideram os produtos das feiras de qualidade superior aos produtos encontrados em supermercados, e ainda relatam que consideram os produtos das feiras de qualidade superior, pois são “mais frescos, sadios, naturais, saudáveis e saborosos”. Assim, além de identificar novos pontos para a realização de feiras da agricultura familiar, os resultados deste projeto servirão para elaborar estratégias de desenvolvimento rural com o foco na valorização deste público e a ampliação da sua inserção social e econômica.


Palavras-chave


Agricultura familiar; Desenvolvimento Rural; Mapeamento de Mercados.