Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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DANÇAS MIDIÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA NA ESCOLA
Tatiane Almeida DORNELLES, Julia Fernandes RODRIGUES, Alysson Custódio do AMARAL, Silvia da Silva LOPES

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Este projeto de ensino de Dança está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Arte e do Núcleo da Dança e Música. Nos primeiros contatos com a turma na Escola campo, percebeu-se que os estudantes não demonstraram interesse nas atividades propostas, dispersaram-se muito, faziam “estrelinha” e “mortal”. Um grupo de meninas esboçou passos de Danças Urbanas e manifestaram interesse em aprender sobre ela. Assim, o objetivo geral  é entender as relações entre a dança midiática (KATZ, 2012) e a arte do aluno (MARQUES, 2014) a fim de construir conhecimentos em Dança. Os objetivos específicos são: experimentar os fatores expressivos de Laban, estudar e entender no corpo os eixos e planos corporais, experienciar o contato com o chão, estudar sobre trajetórias e explorar diferentes maneiras de se deslocarem, incluir de maneira efetiva, uma aluna com autismo e retardo mental moderado, aprender acrobacias, estudar princípios das Danças Urbanas e participar de um processo criativo colaborativo, sempre  relacionando o conhecimento em Dança empírico dos alunos ao acadêmico. Para a execução do projeto estão previstas vinte aulas teórico-práticas com duração de 1 hora e 40 minutos, na disciplina de Artes, na turma do 6º ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro Müller, situado em Costa da Serra, no interior de Montenegro. A turma tem 24 estudantes, sendo 15 meninas e 9 meninos. Os graduandos em dança procurarão respeitar os limites dos alunos e, nesse sentido usarão metodologias diversificadas. Trabalharão a partir de improvisações, demonstração, jogos, apreciação de vídeos de Dança e contextualização sempre estimulando aos alunos interagirem nas escolhas do seu processo de ensino e aprendizagem em Dança. Ao término deste Projeto, espera-se que, os estudantes tenham desenvolvido suas habilidades corporais e expressivas em dança, com mais interesse e que compreendam que o mundo da dança é bem maior do que mostra a  mídia e, por isso é tão importante para sua educação,a inserção dessa disciplina na escola. Pretende-se, com as vinte aulas, que os bolsistas de iniciação à docência possam aprofundar os conteúdos trabalhados e dar conta de várias competências previstas pela BNCC. Espera-se também, que o processo de criação previsto resulte em uma apresentação artística que possa ir a público.

Palavras-chave


Arte do aluno; Criação em dança; Danças Midiáticas.