Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DA PRODUÇÃO DE SUÍNOS EM UMA COMUNIDADE RURAL DE TRÊS PASSOS-RS
Rafaela Fatima SERAFINI, André Luis ERTEL, Jeniffer Bortolini SCHMELING, Ricardo Teodoro BECKER, Divanilde GUERRA, Danni Maisa DA SILVA

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


O Estado do Rio Grande do Sul encontra-se atualmente na 3º colocação na produção nacional de suínos. O município de Três Passos destaca-se estando entre os cinco municípios com os maiores rebanhos do estado. Dentre as localidades, Erval Novo é a comunidade com maior produção municipal. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar a evolução do sistema de produção da suinocultura na comunidade de Alto Erval Novo localizado no município de Três Passos-RS. Realizou-se um levantamento bibliográfico e uma pesquisa exploratória sobre as características da produção rural, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com produtores rurais, definidos de maneira aleatória. Nos anos 70, a criação de suínos era basicamente para subsistência e comercialização dos excedentes, atualmente, a criação de suínos ocorre de forma integrada, sendo a produção destinanda para a exportação. Por fim, destaca-se, a satisfação dos entrevistados com o atual modelo de criação e com suas atividades agropecuárias.


Palavras-chave


Análise da produção de suínos; Evolução da suinocultura; Suinocultura em pequenas propriedades;

Referências


CARDOSO, B. et al. Produção, tratamento e uso dos dejetos suínos no Brasil. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 32, p. 127-145, 2015.

 

DUARTE, V. et al. Aspectos gerais da suinocultura brasileira e mundial no período de 2005 a 2014. ANAIS-ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, v. 1, n. 1, 2016.

 

FERNANDES, H. et al. Desafios da suinocultura catarinense: protecionismo, restrições e a União Européia. 2011.

 

GASTARDELO, T. et al. A competitividade das exportações de carne suína: os casos do brasil e dos estados unidos. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 5, n. 9, 2016

 

GONZAGA, D. & BARBOSA, R. Estimativa do tamanho mínimo de rebanho suíno para a implementação de sistema de geração de energia elétrica de 35 kwh, 150 kwh, 275 kwh e 590 kwh, usando biogás como combustível para grupos geradores. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v. 6, n. 2, p. 26-32, 2016.

 

KRABBE, E. et al. Cadeias produtivas de suínos e aves. Embrapa Suínos e Aves-Capítulo em livro científico (ALICE), 2013.

 

KUNZ, A., et al. Advanced swine manure treatment and utilization in Brazil. Bioresource Technology, Essex, v. 100, p. 5485-5489, 2009.

 

MANTELLI, J. O setor agrário da região noroeste do Rio Grande do Sul. 2006.

 

MIELE, M. & WAQUIL, P. Estrutura e dinâmica dos contratos na suinocultura de Santa Catarina: um estudo de casos múltiplos. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 37, n. 4, p. 817-847, 2007.

 

TERHORST, K. & SCHMITZ, J. De porco a suíno: história da suinocultura e dos hábitos alimentares associados aos produtos dela derivados entre agricultores familiares do Vale do Taquari. A agricultura familiar à mesa: saberes e práticas da alimentação no Vale do Taquari. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2007.

 

ZARO, G.. Associação da suinocultura e da bovinocultura de leite nas propriedades rurais do município de boa vista do Buricá-RS. 2017.


Texto completo: PDF