Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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II SEMANA ACADÊMICA & JORNADA LITERÁRIA DE LETRAS - LINGUAGENS PLURAIS NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO LEITOR
Nathália Arce de MELLO, Gilmar AZEVEDO

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Este evento de extensão, com participação de estudantes do Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa em conjunto com a Pós-graduação - Especialização em Teoria e Prática de Formação do Leitor, considera que a academia se caracteriza por ser um espaço de socialização de práticas e discursos que possibilitam pôr em foco o papel da sociedade, da escola, suas potencialidades em temas científico-culturais e oportunidades de desenvolvimento social e tematiza as “Linguagens  plurais na construção do sujeito leitor”. Objetiva promover discussões sobre as linguagens plurais na construção do sujeito leitor a partir do Curso de Letras da UERGS em sua função como formador de professores- leitores, propondo-se à continuação da Semana Acadêmica & Jornada Literária de Letras haja vista decorrer da necessidade de integração dos alunos, da busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa. Por intermédio de mesas de discussão e painéis com docentes, acadêmicos da IES promotora e das convidadas, almeja-se estimular reflexão, problematização e compreensão da temática como possibilidades do diálogo acerca do trabalho desenvolvido em espaço de discussão e trabalho entre estudantes, professores em atuação profissional e em formação e comunidade em geral na área - Letras/Literatura -, na articulação de estratégias que permitam a intervenção educativa em seus três níveis - sala de aula, escola e comunidade educativa. Com base em autores como Bourdieu (2004), Cavallo; Chartier (1997), Ferreira; Dauster (2010), Freire (1987), Giroux (1997), Lira (2010), Lois (2010), Moreira; Silva (2000), Torrez González (2002), apresentam-se inquietações, estratégias e discussões em torno das diversas linguagens que contribuem para a formação do sujeito leitor como desafios intelectuais e artísticos da formação profissional do graduando e pós-graduando de Letras e de outras áreas da UERGS e de outras instituições de ensino a fim instrumentalizá-los para atuarem com as diferenças culturais que são encontradas nas salas de aula e seus contornos a fim de se promover o desenvolvimento esperado na sociedade ao potencializar o acesso das comunidades ao espaço escolar-universitário, mediados pelas demandas científicas e tecnológicas atreladas ao ensino e à aprendizagem colaborativas.


Palavras-chave


Constituição do sujeito leitor; Formação de leitores; Letras/Literatura.