Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
“DIA INTERNACIONAL DA DANÇA: INTERVENÇÕES PERFORMÁTICAS E AÇÕES FORMATIVAS”
Belsane Ramalho MACEDO, Sílvia da Silva LOPES

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Neste trabalho abordamos as atividades de comemoração do Dia Internacional da Dança se auto intitulada “Dia Internacional da Dança: intervenções performáticas e ações formativas”, visam a valorização da profissão do artista da dança, mas também suscitam a reflexão sobre a formação em dança para crianças e jovens. Sabemos que a dança é uma das quatro linguagens artísticas que integram o componente de Arte na escola, mas temos poucos profissionais Licenciados em Dança atuando nesta área do conhecimento. É necessário ampliar o acesso a dança através de ações performáticas e formativas para crianças e adolescentes.Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “a escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e, se for o caso, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade” (1997). Neste sentido, faz-se importante organizar e oferecer atividades performáticas e formativas para o público em geral, em especial à crianças e adolescentes. Albuquerque e Willadino (2016) anunciam o dia da dança de forma poética, “cidades em movimento, corpos em deslocamento constante, estradas, trilhos, ruas e calçadas tornam-se palco de experiências muitissensoriais” Sim, de diferentes formas a dança desperta os sentidos e a sensibilidade das pessoas. Nas edições anteriores deste projeto, observou-se os olhares surpresos, curiosos e os sorrisos de satisfação, durante as intervenções que eram realizadas. Quando se dança em diferentes espaços, percebe-se que a dança se mostra de um jeito diferente daquelas tradicionais, codificadas e apresentadas em palco italiano. A cidade de Montenegro é considerada a “Cidade das Artes segundo Kautzmann apud Hummes (2017, p. 01)”. A partir da justificativa das autoras sobre esse título conclui-se que a Fundarte e a Uergs tiveram influência nessa escolha o que justifica, mais uma vez a relevância deste projeto. Albuquerque e Willadino (2016) resgatam o coreógrafo Maurice Bejart para afirmar que “o lugar da Dança era na praça, nas ruas e na vida, e pensar na Dança apenas como espetáculo é frágil, visto seu enorme potencial reflexivo” Valorizamos a dança como espetáculo, mas buscamos ampliar com os alunos, cada vez mais o conceito de Dança e, através deste projeto, proporcionamos ao público, também a possibilidade de o ampliar. Este projeto causa grande expectativa nos estudantes do Curso de Dança, “e que seja permanente o movimento dos corpos sociais, políticos e criativos”. (ALBUQUERQUE e WILLADINO, 2016, p. 03).


Palavras-chave


Intervenções em Dança; Dia Internacional da Dança; Projeto de Extensão

Referências


ALBUQUERQUE, Carlota; WILLADINO, Joana. Dia internacional da Dança: Tudo é corpo e nada mais. Reportagem publicada em: Correio do Povo, 23 de abril de 2016. P. 03.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF; 1997

HUMMES, Julia Maria. Montenegro Cidade das Artes. http: //montenegrocidadedasartes.blogspot.com.br/ Acesso em 21/03/2017.

ROSSINI, Élcio. Tarefas: uma outra perspectiva para o conceito de coreografia. In: TAVARES, Enéas; BIANCALANA, Gisela; MAGNO, Mariane. (orgs). Discuros do corpo na Arte. Santa Maria: editora UFSM, 2014