Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA APLICAÇÃO DE HÚMUS LÍQUIDO, COMO BIOESTIMULANTE, NO CULTIVO DE MILHO CRIOULO, NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL - RS
Pamela da Silveira MACHADO, Benjamin Dias OSORIO FILHO

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


A aplicação de húmus líquido, na adubação orgânica, é uma alternativa de promover a sustentabilidade e reduzir custos, atuando também na promoção da biodiversidade do solo e na independência de insumos químicos finitos, obtendo uma maior autonomia por parte do agricultor familiar. Este é uma solução obtida pela mistura de húmus sólido e água, apresentando em sua composição nutrientes minerais e ácidos orgânicos que estimulam o crescimento e desenvolvimento das plantas, além de uma gama de microrganismos, que favorecem as relações de equilíbrio entre as populações existentes no solo (ARTEAGA et al., 2007). Aliado a isso, está o uso de sementes crioulas, devido sua grande importância por obter uma ampla variabilidade genética, rusticidade, resistência e adaptabilidade, onde o próprio agricultor tem condições de obter e multiplicar sua semente. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de húmus líquido no desenvolvimento de milho crioulo, em condições de campo, no município de Cachoeira do Sul - RS. O delineamento estatístico a ser utilizado é de blocos ao acaso com cinco tratamentos e três repetições, onde cada parcela experimental terá 5 linhas com 4 metros de comprimento por 2,5 metros de largura. A semeadura será por plantio direto, com 4,2 plantas/metro linear. Quanto ao preparo da solução de húmus líquido, será 80% de água e 20% de esterco bovino, colocados em tambores fechados, guardados à sombra, por uma semana, mexendo-o duas vezes ao dia para que os nutrientes e microrganismos tornem-se disponíveis em água, formando assim uma “tintura” inicial com uma concentração de 100% de húmus líquido, a partir desta faremos uma diluição nas concentrações de 0%, 10%, 25%, 50%, 100% e observaremos o desenvolvimento da cultura conforme as concentrações. Almeja-se resultados significativos com o uso do húmus líquido, visando promover o biocontrole, ou seja, resistência a pragas e doenças no cultivo e servindo também como um bioestimulante onde aumentará os componentes de rendimento, pois para o agricultor familiar, utilizar o húmus líquido, será sinônimo de lucratividade, além do viés sustentável.

Palavras-chave


Agricultura Sustentável. Biofertilizante. Semente Crioula. Adubação Orgânica.

Referências


ARTEAGA, M; GARCÉS, N.; NOVO, R.; GURIDI, F.; PINO, J.A.; ACOSTA, M.; PASOS, M.; BESÚ, D. Influencia de la aplicación foliar del bioestimulante Liplant sobre algunos indicadores biológicos del suelo. Revista de Protección Vegetal, La Habana, v. 22, n. 2, p. 110-117, 2007.

SCHWENGBER, J. E. et al, 2006. Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 11 p. (Embrapa Clima Temperado. Circular técnica, 57).