Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PESQUISA SONORA E COMPOSIÇÃO COM SONS DO COTIDIANO
HENRIQUE PELLIN, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


Diversas transformações tecnológicas fizeram com que a paisagem sonora mundial fosse se modificando ao longo dos anos. A música, como representação do mundo, acaba por refletir estas transformações, apropriando-se do novo universo de sons e silêncios, gerando novas formas de ouvir e pensar Música. Desde o início do Século XX, sons considerados ruídos passaram a ser integrados às novas sonoridades, abraçando as transformações mundiais. Tendo em vista estes fatores, a presente pesquisa tratou de uma investigação das paisagens sonoras do cotidiano da cidade de Montenegro/RS, cujo objetivo foi analisar os diferentes dados sonoros, a fim de elaborar composições musicais.


Palavras-chave


música; paisagem sonora; composição

Referências


GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

 

MERRIAM, Allan P. The anthropology of music. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1964.

 

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999. Disponível em: http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html.

 

SANTOS, Fátima Carneiro dos. A escuta da cidade/paisagem sonora: um exercício poético. Baleia na Rede: Estudos em Arte e Sociedade. Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP. N. 10, vol. 1, 2013. p.35-47. Disponível em http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/baleianarede/article/view/3354

 

SCHAEFFER, Pierre. Solfejo do Objecto Sonoro. Paris: editora GRM, Groupe de Rechereches Musicales, 2007.

 

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

 

____. The tuning of the world. Toronto: The Canadian Publishers, 1977.

 

____. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.


Texto completo: PDF