Última alteração: 2019-06-21
Resumo
Este projeto tem como objetivo principal, estabelecer a relação entre a dança e a música integrando o cotidiano dos participantes através de jogos interdisciplinares, estimulando a interação entre os alunos. Acredita-se que, ao término deste projeto os alunos ampliarão a concepção sobre espaço, ritmo, movimento corporal, criatividade, individualidade criativa e a trabalhar em grupo dividindo suas idéias e experiências. Durante a execução do projeto serão ministradas aulas práticas e teóricas para os alunos do 7º ano A e TA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro João Muller, no interior da cidade de Montenegro, RS. Escola essa que abriga alunos de pais que trabalham em sua maioria no campo. Entende-se que podemos trabalhar interdisciplinaridade com jogos e materiais recicláveis, motivando um acesso artístico independente do poder aquisitivo, reduzindo o consumo, reutilizando, reaproveitando materiais, estimulando o criar com materiais alternativos. Nesse sentido, buscamos estabelecer a relação da dança e da música, bem como, integrar o cotidiano dos participantes, estimulando a interação entre os alunos, assim levando a compreensão da formação de jovens cidadãos com auto-estima por estarem envolvidos em situações que exigem exijam deles iniciativas em decisões individuais e em grupo, trabalhando a dança e música, com os participantes em fase de adolescência.
Será estruturada na abordagem qualitativa, na utilização da pesquisa social e da pesquisa ação como métodos, e no uso do acolhimento de dados . Os referenciais utilizados para realizar a análise de dados por meio da análise de conteúdo, serão: perspectiva da profas dve dança Ana Lucia Beck, Monica Dantas, Maria Teresa Travi, Isabel Marques, da educação musical Viviane Beineke. Deste modo, ao acolher diferentes fontes entende-se que possibilitará mostrar o contexto interdisciplinaridade desvelando a importância do espaço inventivo no contexto escolar. Quanto a relevância, pois, acolher e tornar público esse material poderá ser fonte para futuros acadêmicos que queiram adentrar e entender esse espaço interdisciplinar.
Palavras-chave
Referências
Viviane Beineke
Ana Lucia Beck
Monica Dantas