CONJUNTO INSTRUMENTAL DA UERGS: COMPONDO, TOCANDO, ENSINANDO E APRENDENDO
HENRIQUE PELLIN, Ana Maria Bueno ACCORSI
Última alteração: 2019-06-18
Resumo
A Música é uma Arte reconhecida como forma de expressão universal. Permite que as pessoas se expressem e compartilhem sentimentos diversos. Partindo do princípio da milenar existência da Música no universo e no planeta, também se entende que, ao fazer parte da vida humana, e sendo importante, essa relevância também se apresenta nos objetivos da educação, em quaisquer que sejam os níveis, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior, ou até mesmo além. Afora sua importância como ferramenta pedagógica no desenvolvimento afetivo e motor, a Música é uma Arte que deve integrar o ensino na Educação Básica. Objetivo: Construir dois conjuntos instrumentais: Um conjunto instrumental com os alunos da licenciatura em Música da UERGS, e um conjunto instrumental com alunos de alguma escola pública, ambos em Montenegro, sede da UERGS. Metodologia: tem como base um encontro semanal com o Conjunto Instrumental da Uergs, a fim de desenvolver um trabalho calcado na fundamentação teórica escolhida. Além desse estudo, os encontros semanais servirão para a elaboração de composições musicais e suas respectivas execuções. Esses ensaios permitirão a organização de apresentações musicais nas escolas de Montenegro, bem como em outros lugares, contribuindo com a ampliação das possibilidades de apreciação musical. Resultados parciais: Até o momento foi realizada uma observação com a turma da quinta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, localizada em Montenegro. Já foi composta uma peça musical. Considerações finais: pretende-se além dos encontros semanais do Conjunto Instrumental da Uergs e da realização das ações de extensão nas escolas de Montenegro, além da EMEF Cinco de Maio, os integrantes participarão de uma reunião semanal com o conjunto de pesquisa e outra reunião específica de estudo de textos de fundamentação teórica, partilhando com os colegas os saberes e fazeres originados de sua atividade extensionista. Pretende-se, ao realizar este projeto, contribuir com o desenvolvimento das pessoas participantes, como seres humanos integrais e sensíveis, por meio de uma Educação Musical calcada na prática instrumental coletiva e no seu ensino.
Palavras-chave
Educação musical; pratica em conjunto; composição.
Referências
ABELES, Harold F.; HOFFER, Charles R.; KLOTMAN, Robert H. Foundations of music education. New York: Schirmer, 1984.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 11/mai, 2016. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=11/05/2016&pagina=42>. Acesso em: 10 jan. 2019.
GALWAY, James. A música no tempo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1987.
HORTA, Luiz Paulo. Dicionário de música Zahar. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
JORGENSEN, Estelle Ruth. Transforming music education. Bloomington: Indiana University Press, 2003.
JORGENSEN, Estelle Ruth. In search of music education. Urbana: University of Illinois Press, 1997.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.
MEDAGLIA, Júlio. Música, maestro! Do Canto Gregoriano ao sintetizador. São Paulo: Globo, 2008.
MENUHIN, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
PAHLEN, Kurt. História universal da música. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Educação artística: uma introdução à história da arte. Belo Horizonte: UFMG, 1993. 2ª ed.