Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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CINE TRILHAS CULTURAIS DA AMAZÔNIA
Rahyane Moraes TEIXEIRA, Adriana Pamplona da SILVA, Luiza Siqueira BRITO, Fátima Vera FIGUEIREDO, Ana Telma SOUSA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


O projeto “Cine Trilhas Culturais da Amazônia”, originou-se das práticas de extensão do “Programa Trilhas Culturais e Juventude” – NETRILHAS (PROEXT/MEC), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e tem o intuito de construir entre jovens, seus valores, habilidades, competências, sujeitos, em busca de seus direitos, sua autonomia e cidadania. Este projeto é sediado no bairro da Cidade Velha no município de Belém- PA, no Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo e adjacência.  O mesmo tem como proposta exibir filmes e curtas-metragens que trazem assuntos com a intenção educacional e que proporcionem momentos de reflexão e conversa com os participantes. Objetivos: realizar práticas pedagógicas, com a utilização de filmes e curtas-metragens que com temáticas voltadas para o contexto social;  possibilitar ações de educação popular para a comunidade; promover construção de conhecimento científico junto aos discentes da UEPA. Embasamento teórico: contribuição de Brandão (2013), Figueira (1995), Freire (1993) e Martins (2011). Metodologia: As práticas de educação popular em Freire são pilares para a sustentação de atividades lúdicas e criativas, pois a partir dos temas geradores com enfoque crítico-dialético, foi utilizado o cotidiano dos moradores da comunidade, e em uma perspectiva participativa como tratamento metodológico. Durante os encontros, são utilizados filmes e curtas voltados à inclusão social e à intenção educacional. Materiais utilizados: datashow, notebook, tela, televisão, pen drive, dvd, caixa de som e entre outros. Resultados: Inicialmente foi constatado que as ações teóricas e práticas construídas durante a realização do projeto, permitiram maior sensibilização entre os participantes, favorecendo a troca de experiências. Além disso, promovendo a identificação de seus direitos e deveres na construção de conceitos e práticas, assim como a melhoria da autoestima, a construção de valores significativos na vida das crianças e adolescentes e o processo de inclusão social. Conclusão: consideramos que o referido projeto vem atendendo os objetivos propostos, junto ao público alvo. Ressaltamos a importância dos acadêmicos junto a uma prática pedagógica interdisciplinar e a inclusão social, através de uma ação-reflexão, produção científica e acadêmica junto à comunidade local.

Palavras-chave


Práticas pedagógicas; cidadania; inclusão social.

Referências


FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez editora, 1993.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.

FIGUEIRA, Cristina Aparecida. O Cinema do povo: um projeto de educação anarquista. 1991-1921 (dissertação). São Paulo: PUC - SP, 1995.

MARTINS, Lúcia de Araujo Ramos. Inclusão; compartilhando saberes. 5. ed. Metrópoles, RJ: Vozes, 2011.