Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM RECORTE SOBRE TRANSFORMAÇOES CURRICULARES
Romeu RIFFATTI, Guilherme da Silva RAMOS, Cristina Rolim WOLFFENBUTTEL

Última alteração: 2019-06-24

Resumo


O presente texto advém do recorte da pesquisa que investiga sobre as contribuições Pibid na reestruturação do projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Uergs. A metodologia utilizada na pesquisa incluiu a abordagem qualitativa e pesquisa documental. A técnica para a coleta dos dados foi a coleta de documentos e, para análise, a análise de conteúdo. Foram coletadas e analisadas as duas versões dos projetos pedagógicos do curso, os projetos institucionais Pibid/Uergs, que se referem aos editais Pibid/Capes 001/2011, 011/2012 e 61/2013. Uma das etapas do projeto permitiu analisar as diferenças curriculares entre os dois projetos pedagógicos do curso que compõem as discussões do presente texto. As bases teóricas trabalho incluíram conceitos das áreas de formação inicial de professores, trabalho docente, professor reflexivo e educação musical. Para o presente texto serão trazidos conceitos da educação musical e do trabalho docente.

Palavras-chave


Educação Musical; Currículo; Formação

Referências


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