Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ABORDAGEM PRÁTICA E COMPUTACIONAL PARA AULAS DE ESTATÍSTICA
Karolaine Aguiar dos SANTOS, Éder Julio KINAST

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Estatística é uma das disciplinas mais presentes em currículos de graduação e pós-graduação, não só de cursos da área das Ciências Exatas, mas também de outros ramos do conhecimento. Isto se deve ao grande potencial de planejamento e análise que o ferramental estatístico oferece aos pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. Contudo, tem-se observado que a matéria é por vezes ministrada de forma excessivamente teórica, sem exemplos e aplicações ligadas ao curso para o qual está sendo oferecida. Além disso, a metodologia de ensino tradicional não permite o uso de técnicas modernas, análise de grandes volumes de dados e aplicações efetivamente relevantes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e utilizar material e metodologia para o ensino de técnicas estatísticas de planejamento, dimensionamento e análise, aplicáveis a situações e problemas com dados reais. Foram confeccionados materiais explicativos, 9 planilhas de cálculo que compreendem 34 técnicas de análise e dimensionamento de amostras, que abrangem todo o conteúdo da disciplina (Probabilidade, Amostragem e Inferência), além de um script escrito na linguagem freeware R, com o qual é possível executar as mais avançadas técnicas de análise estatística disponíveis. A metodologia de ensino é baseada em explanação teórica com aplicações e resolução de problemas utilizando as planilhas desenvolvidas. O material foi disponibilizado para os alunos de Estatística dos cursos de Engenharia e Tecnologia em Automação Industrial, em ambiente virtual de apoio. Os alunos realizam as atividades propostas em computadores próprios, dos laboratórios de informática ou nos seus smartphones. O retorno recebido dos alunos e as discussões feitas em aula apontam que o material é adequado e compreensível, as planilhas são simples e práticas e o script permite o uso de um ferramental avançado. Foi observado um maior envolvimento dos alunos em aula, além da utilização das planilhas em trabalhos e relatórios de outras disciplinas, que necessitavam análise de dados. Com esta metodologia de ensino, a disciplina ficou consideravelmente mais aplicada e relacionada com tópicos de Engenharia. Espera-se que esta metodologia altere o foco da aula de “ensinar a fazer conta” para “pensar e utilizar as técnicas” de Estatística em conjuntos de dados e situações reais.


Palavras-chave


Estatística; Softwares; Metodologia de ensino;